Como as religiões ensinam e praticam a misericórdia

A A
Reunidos no Mosteiro de São Bento, na noite da quarta-feira (9), líderes de diversas religiões cristãs dialogaram sobre o ensino e a prática da misericórdia
Publicado em: 11/11/2016 - 13:45
Créditos: Renata Moraes

 


Aconteceu na noite da quarta-feira (9), no Mosteiro de São Bento, o encontro inter-religioso sobre a misericórdia, com o tema: “Como as religiões ensinam e praticam a misericórdia”.

Líderes de diferentes tradições religiosas se encontraram para partilhar com as suas respectivas tradições, ensinam e praticam a misericórdia, através de conexões e orações, cantos e salmos, promovendo o respeito entre todos, superando preconceitos e contribuindo para uma convivência fraterna e harmoniosa entre as religiões.  “Papa Francisco afirma que a misericórdia é o caminho que nos une a Deus”, afirmava o seminarista Leonardo Henrique, mestre de cerimônia do evento.

Representando a Arquidiocese de São Paulo esteve presente Dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, Dom Mathias Tolentino Braga, abade do Mosteiro de São Bento, Rabino Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista e coordenador da parte judaica na Comissão Nacional de Diálogo Religioso Católico Judaico; Reverendo André Mira, pastor da Igreja Batista em Perdizes; Sheik Jihad Hammadeh, presidente do Conselho de Ética da União Nacional das Entidades Islâmicas.

As vésperas da conclusão do Ano Santo da Misericórdia (08/12/2015 a 20/11/2016) promulgado pelo Papa Francisco para toda a Igreja Católica Apostólica Romana, Dom Odilo refletiu sobre o tema ‘Sede misericordiosos como o Pai Celeste é misericordioso’.Segundo o arcebispo a misericórdia está no coração do cristianismo, não somente na fé católica, mas também em todas as outras Igrejas Cristãs.“Somos todos filhos da misericórdia de Deus e sem ela não seríamos ninguém, nem existiríamos, existimos pela misericórdia de Deus e como nos recorda o apóstolo São João, Deus é amor!”.

Dom Mathias falou sobre como deve ocorrer o diálogo e a comunhão entre as religiões, citando uma fala do Papa Francisco durante encontro com líderes de diversas religiões em Assis – Itália, no dia 18 de setembro deste ano. “O princípio do diálogo inter-religioso nos ensina a busca de trabalharmos juntos pela paz mundial tendo como fundamento a amizade. Antes de sentirmos qualquer coisa devemos estabelecer os laços de amizade, assim o dialogo fluirá de outra maneira”.

O Reverendo André Mira destacou a necessidade compartilhar gestos de misericórdia com os irmãos. “Precisamos aprender também a alegria de compartilhar gesto de misericórdia para com o próximo, nos alegrar por compartilhar e repartir a misericórdia”. 

Além dos discursos o encontro também foi palco de apresentações musicais. A música contemplativa dos monges beneditinos foi entoada na melodia dos salmos e do canto gregoriano, coordenada por Dom Alexandre do Mosteiro de São Bento. Também houve apresentação do Coro da Igreja Batista em Perdizes, e também dos cantos e orações em hebraico de Dani Markus, da Comunidade Judaica.

Irmã Renata Pereira, fsp, cantou com a assembleia os salmos 83 e 121. As orações foram conduzidas pelo Padre Gregório Teodoro, da Igreja Ortodoxa Antioquina  e Reverendo Marcelo Leandro, da Igreja Presbiteriana Unida.

( Colaborou Edcarlos Bispo Santana / Jornal O SÃO PAULO)