CNBB convida católicos para oração e jejum pelo Brasil

A A
Segundo Dom Leonardo Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília (DF), a Jornada de Oração é uma oportunidade para que os cristãos se unam pelo país
Publicado em: 05/09/2017 - 10:00
Créditos: Redação

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida os católicos das comunidades, paróquias, dioceses e regionais para a Jornada de Oração pelo Brasil, de 1º a 7 de setembro, e, no seu último dia, que marca a Independência do Brasil, convida a todos para um dia de oração e jejum.
Segundo Dom Leonardo Steiner, Bispo Auxiliar de Brasília(DF) e Secretário-Geral da CNBB, a Jornada de Oração é uma oportunidade para que os cristãos e pessoas de boa vontade que querem um Brasil melhor, mais fraterno e não dividido se unam.
“Nós estamos necessitados de um novo Brasil, mais ético; de uma política mais transparente. Nós não podemoschegar a um impasse de acharmos que a política pode ser dispensada. A política é muito importante, mas do modo do comportamento de muitos políticos, ela está sendo muito rejeitada dentro do Brasil. Nós esperamos que esse dia de jejum e oração ajude a refletir essa questão em maior profundidade”, diz a carta do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) enviada aos bispos brasileiros.
O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, reforçou a motivação para o Dia de Oração e Jejum pelo Brasil na carta enviada aos padres, diáconos, religiosos e leigos da Arquidiocese, na segunda-feira, 28. Na carta, Dom Odilo também recorda a celebração do aniversário da dedicação da Catedral da Sé no dia 5 de setembro.
de São Paulo. Peço que se organizem Missas e turnos de oração e adoração, na intenção posta; diáconos, ministros extraordinários da sagrada comunhão e equipes litúrgicas poderão ajudar. Para as Missas, oriento que se tomem as indicações do Missal Romano para as celebrações ‘pelo bem público’. As leituras poderão ser escolhidas de acordo com a circunstância”, orientou Dom Odilo.
Segundo o Arcebispo, será uma maneira diferente de se comemorar o Dia da Independência do Brasil. “E não esqueçamos de pedir a intercessão e a proteção de Nossa Senhora Aparecida pelo Brasil”, acrescentou.