Carta Apostólica "Misericordia et misera" do Papa Francisco

A A
Leia na íntegra a Carta Apostólica "Misericordia et Misera" do Papa Francisco por ocasião do encerramento do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia.
Publicado em: 21/11/2016 - 12:45
Créditos: Redação com Rádio Vaticano

“Misericórdia et mísera” é o título da Carta Apostólica do Papa Francisco publicada ao final do Jubileu Extraordinário da Misericórdia.

A carta  disponível em português, é dividida em 22 pontos e começa com a explicação do título: misericórdia e mísera são as duas palavras que Santo Agostinho utiliza para descrever o encontro de Jesus com a adúltera.

“Esta página do Evangelho pode ser considerada como ícone de tudo o que celebramos no Ano Santo. (...) No centro, não temos a lei e a justiça legal, mas o amor de Deus. (...) Não se encontram o pecado e o juízo em abstrato, mas uma pecadora e o Salvador. (...) A miséria do pecado foi revestida pela misericórdia do amor”, escreve o Pontífice.

Perdão e caridade: estes são os dois eixos centrais da Carta Apostólica. O Papa recorda que ninguém pode pôr condições à misericórdia; “esta permanece sempre um ato de gratuidade do Pai celeste”. Agora, concluído este Jubileu, é tempo de olhar para frente e compreender como se pode continuar experimentando a riqueza da misericórdia divina.

Carta Apostólica “Misericordia et misera” do Papa Francisco. Leia na íntegra​