Arquidiocese realizará missa em ação de graças pelos professores

A A
Pelos educadores e àqueles que se dedicam a educar as novas gerações
Publicado em: 06/10/2022 - 08:00
Créditos: Redação

No dia 14 de outubro, às 12h, o Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade da Arquidiocese de São Paulo promoverá uma missa em ação de graças pela vida dos educadores e daqueles que se dedicam a educar as novas gerações.
 

A missa – que acontecerá na véspera do dia do professor – será presidida por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar de São Paulo e Vigário Episcopal para a Educação e a Universidade. 

A celebração também será transmitida pelas redes sociais da Catedral da Sé.

SOBRE A DATA

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro, pois nesta data, em 1827, o imperador Dom Pedro I, por decreto, criou o Ensino Elementar no Brasil, instituindo as escolas de primeiras letras em todos os vilarejos e cidades do país. Na ocasião, também houve a regulamentação dos conteúdos a serem ministrados e as condições trabalhistas dos professores. 

No entanto, apenas em 1963 o Dia do Professor foi oficializado para esta data, por força do decreto federal nº 52.682, que em seu Art. 3º indica que “para comemorar condignamente o dia do professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo delas participar os alunos e as famílias”.