Santa Paulina e Santos da Cidade rogai por nós!

A A
09/07/2017 - 09:45

Hoje é dia de Santa Paulina; embora a Liturgia celebrada seja a do Domingo, queremos recordar essa Santa querida, que viveu na cidade de São Paulo e aqui percorreu o caminho da santificação. Sua vida foi marcada por imensa caridade para com os doentes, idosos e crianças abandonados. E também por sofrimentos e provações, enfrentados com humildade, fé e perseverança.

Ela fundou, com outras companheiras, a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, cuja casa-mãe se encontra no bairro do Ipiranga (Av. Nazaré), onde também há um memorial de sua vida e de sua obra. Ela foi uma humilde servidora de Cristo na pessoa dos irmãos mais necessitados. Vivia em profundidade a mística das bem-aventuranças e a devoção a Nossa Senhora, Imaculada Conceição.

Santa Paulina deixou um belo exemplo de discípula-missionária de Jesus Cristo e, com sua vida santa, ajudou a Igreja a cumprir sua missão nesta Cidade. Que ela interceda por nossa Arquidiocese, que se encaminha para a realização do seu primeiro Sínodo.

Faz bem, recordar o exemplo dos santos e santas, que viveram em São Paulo. Além de S.Paulina, também S.José de Anchieta e S.Antônio de Santana Galvão, os beatos Padre Mariano De La Mata e Madre Assunta Marchetti. Eles ajudaram a Igreja a cumprir sua missão, desde o início, nesta Metrópole e são frutos maduros e glória desta mesma Igreja.

Na realização do primeiro Sínodo arquidiocesano, olhemos para os santos e santas que viveram em nossa Cidade. Somos membros desta mesma Igreja, à qual eles pertenceram em vida. Eles podem nos ajudar hoje, com seu exemplo e intercessão, a continuarmos a missão que já foi deles.

Na intenção do nosso Sínodo, invoquemos também os santos Padroeiros de nossas Paróquias e Comunidades eclesiais diversas. Santos apóstolos, profetas e doutores da fé, missionários e pregadores, santos mártires, homens e mulheres consagrados a Deus, santos místicos e fundadores de famílias religiosas, santos e santas da caridade: todos eles nos ajudem a realizarmos bem a vida e a missão de nossa Igreja em São Paulo!

S.Paulo 09 07 2017

Cardeal Odilo Pedro Scherer

Arcebispo de São Paulo