Renovação missionária da Arquidiocese de São Paulo

A A
30/10/2017 - 09:30

Estamos encerrando o mês de Outubro, dedicado às missões, ao longo do qual recordamos o trabalho missionário da Igreja aqui perto e longe de nós: trabalho sempre necessário, pois faz parte da natureza mesma da Igreja de Cristo. Nossa Igreja, ou é missionária, ou não é de Cristo; Ele quis que ela fosse missionária...

Por esse motivo, os Papas têm insistido sempre na necessidade de apoiar o trabalho dos missionários que partem para longes terras, onde a Igreja ainda está pouco presente. E incentiva as vocações sacerdotais e religiosas com carisma missionário. Também aqui precisamos apoiar e incentivar as vocações missionárias. Em São Paulo temos o seminário Redemptoris Mater, da Arquidiocese, que tem o objetivo de formar padres diocesanos missionários. Apoiemos esse Seminário!

Mas nossa Igreja em São Paulo precisa, aqui mesmo, de urgente renovação no espírito e na ação missionária. A Conferência de Aparecida (2007) nos recomendou ir além da mera “pastoral de manutenção” e fazer uma pastoral de cunho e estilo missionário. E o Papa Francisco pediu isso mesmo também à Igreja do mundo inteiro na sua Exortação Apostólica Evangelii Gaudium (2013).

Nossa Arquidiocese está se preparando para celebrar o sínodo arquidiocesano, a partir de janeiro de 2018; entre as metas do sínodo está justamente esta: promover uma verdadeira “conversão missionária” em cada uma das paróquias, comunidades e organizações eclesiais. A preocupação missionária precisa estar presente em tudo aquilo que a Igreja é e faz; e não pode ser apenas alguma ação isolada e esporádica. E isso precisa de uma mudança de mentalidade (“conversão”) dentro da nossa Igreja.

A renovação missionária da Igreja é crucial: se ela não acontece, a tendência será o envelhecimento e a perda do dinamismo da Igreja. E isso não seria nada bom! Que o Espírito Santo nos ajude e ilumine na celebração do nosso sínodo arquidiocesano, para que demos passos decisivos nessa direção.

 

Folheto Litúrgico POVO DE DEUS EM SÃO PAULO, 29 10 2017
Cardeal Odilo P. Scherer
Arcebispo de São Paulo