Discípulos de Cristo Rei

A A
24/11/2019 - 18:45
O título de “Cristo Rei”, celebrado neste último Domingo do ano litúrgico, nos lembra muitas coisas. No Evangelho, Jesus foi chamado “rei dos judeus”, mas não aceitou ser rei à maneira dos outros reis. Diante de Pilatos, afirmou que é rei, mas que seu reino não é deste mundo.
 
Jesus mesmo falou numerosas vezes que veio ao mundo para anunciar o reino de Deus aos homens e convidar todos a tomarem parte nesse reino, maior bem que o homem pode desejar. Comparou o reino de Deus com muitas coisas: com a semente lançada em vários tipos de terreno e que produz frutos na proporção da qualidade do terreno; ou com uma rede lançada ao mar, que recolhe toda sorte de peixes; ou com um banquete ao qual todos são convidados, mas nem todos aceitam o convite...
 
O título de Cristo Rei lembra que Jesus Cristo está no começo, no meio e no final da história do mundo e de nossa salvação; que Ele é o Salvador de todos, o Mediador entre os homens e Deus, o Juiz a quem todos devem prestar contas da própria vida, Aquele que, finalmente, abre as portas do paraíso e da vida eterna a quem nele crê.
 
Mas a festa de hoje também lembra que somos todos discípulos do reino de Cristo e de Deus e, portanto, somos seus missionários e colaboradores para que o reino de Deus seja conhecido, anunciado e acolhido por todos. O reino de Deus é o maior bem para os homens e para o mundo. Quando ele é aceito, os homens vivem em paz, respeito, justiça e caridade neste mundo. Desaparecem os males que oprimem as pessoas e tiram a beleza e a vida do mundo e da convivência humana. Os males não pertencem ao reino de Cristo.
 
De fato, no mundo há muitos sinais de que um outro reino, que não é o de Cristo, também quer imperar. Jesus passou a vida fazendo o bem e lutando contra os males que oprimiam as pessoas. Em uma palavra, lutou para que fosse vencido o reino do Maligno e para que triunfasse o reino de Deus. Sua própria ressurreição é sinal de que o reino da maldade não terá a última palavra, mas sim, o reino de Deus.
 
Como discípulos de Cristo e cidadãos do seu reino, somos chamados hoje mais uma vez a nos empenhar na luta contra tudo o que se opõe ao reino de Deus. E podemos fazer isso de muitas maneiras. Especialmente os leigos, cujo dia comemoramos hoje, são discípulos e testemunhas do reino de Cristo e de Deus no meio do mundo. Que o Espírito de Deus conceda a todos a alegria e a coragem da fé cristã para que cada um viva sua vocação conforme o dom recebido.
 
São Paulo, 24 de novembro de 2019 - Solenidade de Cristo Rei
Cardeal Odilo P. Scherer - Arcebispo de São Paulo
Publicado no folheto litúrgico "Povo de Deus em São Paulo"