A Capital Paulista se prepara para o Natal

A A
Exposições de presépios, corais e apresentações natalinas recordam o nascimento de Jesus
Publicado em: 18/12/2017 - 17:45
Créditos: Nayá Fernandes e Fernando Geronazzo

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Luzes, árvores e até neve fazem parte da decoração nas casas, lojas e shoppings da cidade. As ruas mais movimentadas e o clima quente e chuvoso dizem que, por aqui, no país tropical, o Natal está chegando também, como em todo o mundo. Maior festa cristã depois  da Páscoa, o dia 25 de dezembro marca um acontecimento que mudou o rumo da história e até mesmo a contagem do tempo. São 2017 anos do nascimento de Jesus, na antiga Judeia, hoje região da Cisjordânia.

Há uma tradição, que foi iniciada por São Francisco, na cidade italiana de Greccio, no ano de 1223, que ajuda a todos – crianças, jovens, adultos e idosos – a compreenderem melhor o Natal e toda a profundidade humana e espiritual que ele contém: o presépio. Segundo dados históricos, o primeiro presépio aconteceu com uma encenação do nascimento de Jesus numa cena preparada com tochas, numa gruta, inclusive com um boi e um jumento. A ideia surgiu enquanto São Francisco lia um trecho bíblico que narrava o nascimento de Cristo.

Em São Paulo, são muitas as oportunidades de conhecer e viver melhor o Natal por meio da arte e das exposições de presépios. Uma delas, que chegou à sua 28ª edição, é a Exposição Franciscana de Presépios, que reúne 30 conjuntos, originários de diversos países, e feitos dos mais diferentes materiais, de argila à sucata.

De acordo com informações do Frei Alvaci Mendes da Luz, Pároco e Reitor do Santuário São Francisco, a exposição acontece no contexto da celebração dos 370 anos do Convento de São Francisco e, por isso, tem como tema: “370 Anos da Casa de Francisco: a Casa do Presépio!”

A abertura aconteceu no dia 3. A exposição faz parte do calendário das festividades natalinas da cidade de São Paulo. “Um dos destaques é uma reprodução vinda de Assis. A obra, com 43 peças, é feita em argila e resina, e retrata, além da cena do nascimento de Jesus, a Assis da época em que São Francisco viveu”.

Museu de Arte sacra 

O tema esperança inspirou 25 convidados do Museu de Arte Sacra (MAS-SP) a criarem suas versões do nascimento de Jesus para a mostra que tem como curador Sergio Zobaran. A exposição, que tradicionalmente encerra a programação anual do MAS, exibe 24 presépios de diferentes origens, procedências, épocas, materiais e estilos, montados a partir de peças do acervo do Museu. “A proposta curatorial envolve o olhar para o futuro, representado pela esperança, exibindo objetos desta arte religiosa que perdura por séculos e que simboliza o nascimento de Jesus”, explica o material preparado para divulgação da exposição.

A mostra é o resultado de um esforço coletivo e representa uma história universal do nascimento de Jesus. “Foi um trabalho de equipe que envolveu por um mês cerca de 50 pessoas, entre a diretoria do Museu, seus museólogos e técnicos, sua assessoria de comunicação e as empresas apoiadoras, além dos padrinhos convidados”, comenta o curador, Sergio Zobaran.

“O que recebemos de volta deste grupo de pessoas amigas que aderiram à nossa causa (...), independentemente de seus credos ou religiões, foi coerente: por meio deles, e de seus pensamentos e textos, constatamos que a esperança está mesmo intimamente ligada à família, ao amor e à fé. É nesse sentido que queremos a sua atenção para cada um dos presépios em exposição, pois neles estão contidas todas as nossas esperanças”, conclui o curador.

Paralelamente à “Esperança”, outra exposição entra em cartaz na Sala-Metrô Tiradentes: “Os Artesãos e seus Presépios”, uma parceria com a Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), com curadoria de Marlene Augusta dos Santos. Feitos por 15 artesões da Capital Paulista e do interior do Estado, são expostos 21 presépios únicos e manufaturados em diversos materiais e suportes - desde palha de milho até os mais tradicionais de barro e madeira.

Caixas de fósforo e Cabaças Para o nascimento de Jesus

Presépios de todo o mundo estão em exposição no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, para a 5ª Exposição Internacional de Presépios, com o tema “Eu vim para que todos tenham vida!” As informações são de Dom João Baptista Barbosa, monge responsável pela programação cultural.

“Na mostra, o visitante poderá contem plar representações do nascimento de Jesus de vários países e estados brasileiros, confeccionados com os mais diversos materiais. Por ter um espaço propício à visitação dos fiéis e turistas que visitam diariamente o cenóbio, os monges tiveram a preocupação pastoral de exibir alguns dos presépios existentes na clausura do Mosteiro, dando a oportunidade de serem apreciados pelos visitantes”, explicou o Monge. Ele informou, também, que, na exposição, os visitantes poderão apreciar um presépio produzido inteiramente com caixas de fósforo e outro que foi feito com cabaça. Também será possível encontrar os mais tradicionais.

No Coração da Capital
Quem chega ao Conjunto Nacional, na avenida Paulista, vê-se diante de um grande presépio dourado e, ao aproximar-se um pouco mais, percebe os garfos, potes e demais embalagens de plástico que foram pintadas.

A Companhia de Imprensa informou que o presépio é uma criação do cenógrafo e artista plástico Silvio Galvão e contém figuras realistas feitas com silicone (com cerca de um metro de altura). Foram utilizados, além dos frascos de leite fermentado Yakult, 500 canetas esferográficas, 200 escovas de dentes, 300 talheres descartáveis, cem pentes, 70 embalagens de esmalte e 70 embalagens de iogurte, entre outros materiais, para criar a riqueza dos mantos da Sagrada Família e dos reis magos.

Os frascos foram pintados de dourado e adornam as bordas dos mantos dos três reis magos, que fazem parte do presépio que enfeita a galeria do edifício. O material reciclado foi transformado em arte por dezenas de artesãos atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps Itapeva), Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Cratod) e Grupo Fênix, sob a coordenação da Cooperativa Social de Trabalho e Produção de Arte Alternativa e Coleta Seletiva (Cooperaacs).

Serviço

28ª Exposição Franciscana de Presépios
Convento Santuário São Francisco
Largo São Francisco, 133 – Centro
Até 7 de janeiro
- de terça-feira a sábado, das 8h às 17h
- aos domingos, das 8h às 13h
Gratuito
(11) 3291-2400
www.santuariosaofrancisco.com.br

5ª Exposição de Presépios do Mosteiro de São Bento

Mosteiro de São Bento
Largo de São Bento, s/n.

Até o dia 29 de dezembro
- de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h
- aos sábados, das 8h às 12h
- aos domingos, das 11h20 às 12h
Gratuito
(11) 3328-8799
www.facebook.com/mosteirosp

Corais Hospital Santa Catarina

Hospital Santa Catarina
Avenida Paulista, 200, Bela Vista
- dias 14, 19 e 20, sempre às 19h30
(11) 3016-4146
 

Exposição “Esperança”, no MAS-SP
Museu de Arte Sacra de São Paulo
Avenida Tiradentes, 676 – Luz
Até 6 de janeiro – de terça-feira a domingo,
das 9h às 17h (bilheteria das 9h às 16h30)
Ingresso: R$ 6,00 (estudantes e idosos
pagam meia); grátis aos sábados
(11) 3326-5393
www.museuartesacra.org.br

Natal Iluminado 2017, na avenida Paulista
Paróquia São Luiz Gonzaga
Avenida Paulista, 2.378, Cerqueira César
Até o dia 24 de dezembro
As apresentações são diárias e gratuitas
(sem necessidade de reserva de ingressos
ou inscrição).
- Sábado, 16: 18h, 19h30 e 21h
- Domingo, 17: 15h, 16h30 e 21h
- De 18 a 22: 19h30 e 20h30
- Sábado, 23: às 18h, 19h30 e 21h
- Domingo, 24: 15h e 17h
(11) 5091-7838
www.acsp.com.br

(Colaboraram Flavio Rogério Lopes e Júlia Cabral)