Vivamos a Semana Santa

A A
Mensagem do Cardeal Odilo Pedro Scherer para a Semana Santa
Publicado em: 08/04/2017 - 13:30
Créditos: Redação

Com a celebração do Domingo de Ramos, iniciamos a “semana maior” da Liturgia da Igreja, recordando os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Com este Domingo, de fato, já iniciamos a celebração da Páscoa deste ano.

A Igreja nos convida a viver com fé ardorosa esses dias marcados pelo mistério do pecado e da graça de Deus. Maior é a misericórdia divina que o nosso pecado! Quem ainda não fez a sua confissão pascal, procure fazê-la, com arrependimento e contrição sincera.
Para os católicos, esses dias devem ser vividos num clima religioso intenso; não sejam simplesmente dias de férias e de lazer. Acompanhemos as celebrações, especialmente no sagrado Tríduo Pascal, da quinta-feira santa ao domingo da Páscoa da Ressurreição.
No Domingo de Ramos, todos somos chamados a fazer o “gesto concreto de fraternidade”, fruto da vivência da Quaresma, da nossa penitência e da Campanha da Fraternidade. A coleta é feita em todas as celebrações da Igreja Católica no Brasil.
Recordo também que, na Sexta-Feira Santa, somos convidados a fazer um gesto de solidariedade concreta para com os cristãos que vivem na Terra Santa (Israel, Palestina, Síria, Egito, Turquia...), onde Jesus viveu e entregou sua vida pela humanidade. Lá, onde nasceu a nossa fé os cristãos são poucos e passam por imensas dificuldades. Eles precisam de nossa ajuda para continuarem a testemunhar naquelas terras a fé cristã. Façamos nossa oferta generosa na coleta para os “lugares santos”, na celebração da Sexta-Feira Santa
Desejo a todos boa e proveitosa participação nas celebrações da Semana Santa. Feliz e santa Páscoa, com a bênção de Deus!

São Paulo, 8 de abril de 2017

Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo