Virgem Aparecida, Mãe de Misericórdia

A A
Na 115ª Romaria da Arquidiocese de São Paulo ao Santuário Nacional de Aparecida, bispos receberam imagens peregrinas da Padroeira do Brasil
Publicado em: 01/05/2016 - 15:45
Créditos: Jornal O SÃO PAULO


Aproximadamente 12 mil fiéis de paróquias e comunidades das seis regiões episcopais da Arquidiocese de São Paulo estiveram no Santuário Nacional de Aparecida na manhã do domingo, dia 1º, na 115ª Romaria
Arquidiocesana a Aparecida, quando participaram da missa presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, e concelebrada pelos bispos auxiliares.

Antes da celebração, bandeiras coloridas foram entronizadas nos corredores da basílica, representando as seis regiões episcopais. Na assembleia, os leigos com cartazes e lenços nas mãos manifestavam sua presença e a unidade da Igreja de Cristo em São Paulo.

O Cardeal Scherer, na homilia, saudou os trabalhadores por ocasião do Dia do Trabalhador e da memória litúrgica de São José Operário. O Arcebispo pediu orações pelos desempregados, diante da atual crise econômica e política do País.

À luz do tema da romaria “Virgem Aparecida, Mãe de Misericórdia”, o Arcebispo reafirmou que a devoção a Nossa Senhora Aparecida está relacionada estreitamente com o rosto misericordioso de Deus e à prática das obras de misericórdia. “A Mãe de misericórdia está sempre junto de seu Filho, nosso misericordioso Salvador, rosto do pai misericordioso”.

“Quem mais do que Maria se tornou morada de Deus? No seu seio, Cristo fez morada e habitou entre nós. Hoje estamos mais uma vez aqui em Aparecida para aprender dela a ouvir e praticar a Palavra de Deus”, afirmou Dom Odilo.

O Cardeal recordou que a Igreja em São Paulo realizava naquele domingo sua 115º peregrinação a Aparecida, mantendo uma tradição. “Hoje a Arquidiocese de São Paulo mais uma vez vem em peregrinação à Casa da Mãe de Misericórdia, em Aparecida, para pedir: ‘Dá-nos a bênção, ó Mãe querida’! Em suas mãos, depositamos os votos e homenagens de todos os seus filhos que vivem nesta Metrópole imensa. A ela, confiamos os sofrimentos de tantos e a generosa solidariedade de outros tantos que os assistem com suas obras de misericórdia”.

Peregrinação de paróquias jubilares

​Dom Odilo também destacou a presença na romaria dos fiéis das paróquias da Arquidiocese que comemoram jubileu de fundação. Esse foi o caso das paróquias Santa Generosa (100 anos), pessoal coreana São Kim Degum (50 anos) e Assunção de Nossa Senhora (50 anos), na Região Sé; São Carlos Borromeu (50 anos), na Região Belém; Imaculada Conceição (50 anos) e Santo Ivo (50 anos), na Região Ipiranga; São Patrício (50 anos) e São Francisco de Assis (50 anos), na Região Lapa; e Nossa Senhora Aparecida, do Parque Edu Chaves (50 anos) e Nossa Senhora da Penha, na Região Santana.

Entre os peregrinos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, do Parque Edu Chaves, que foram ao Santuário Nacional em dez ônibus, estava o jovem Alisson Alves, 22. “São 300 anos de Nossa Senhora Aparecida no Brasil e 50 anos no Parque Edu Chaves. Estar aqui hoje, junto com a nossa Paróquia, é expressar a nossa devoção e a gratidão por tudo que a Virgem Mãe Aparecida já nos concedeu”,
comentou. Ele, que é catequista de Crisma, recordou que sua experiência de fé mariana começou no grupo da Legião de Maria, com a reza do Terço. “Assim como Cristo foi gerado por Maria, nós também somos gestados por ela na nossa fé”.

‘Não há como ser padre sem amar a mãe de Jesus’

Também para os sacerdotes, participar da Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida foi um momento de viver a fé e a devoção a Maria, a mãe das vocações.

Em entrevista ao O SÃO PAULO, o Padre Rogério Valadares da Silva, 38, vigário da Área Pastoral Santo Antônio, na Região Brasilândia, falou sobre sua experiência mariana de fé.

“A presença de Maria foi fundamental no meu processo de conversão. Foi por meio de Nossa Senhora Aparecida que eu descobri o meu chamado ao sacerdócio. Maria tem um papel fundamental na minha vida e na minha vocação. E acredito que também na vida de qualquer sacerdote, não há como ser padre sem amar a Mãe de Jesus. Ter uma devoção mariana é ter uma verdadeira devoção a Jesus Cristo”.

Entrega das Imagens Peregrinas

Em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba do Sul, em 1717, na peregrinação deste ano a Arquidiocese de São Paulo recebeu da direção do Santuário Nacional sete imagens peregrinas da Padroeira do Brasil, que passarão por todas as paróquias, comunidades, colégios católicos e outras instituições ao longo dos próximos meses.
 

Ainda na tarde do domingo, dia 1º, em todas as regiões episcopais, as peregrinações tiveram início com a acolhida das imagens. Também o Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade fará peregrinações com a imagem em colégios católicos ao longo deste ano.


 

Texto: Renata Moraes