Nossa Senhora Aparecida nas escolas

A A
02/11/2016 - 13:15

Era uma segunda-feira, dia 2 de maio de 2016. No início da santa missa, que tive a alegria de celebrar, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida entrou em procissão na capela do Colégio Nossa Senhora de Sion. A partir de então - e até o início do próximo ano - essa imagem de Nossa Senhora percorrerá escolas católicas de toda a Arquidiocese. As nossas escolas participam das comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.

Nossa Senhora está entre nós! Essa é a grande notícia! Cada escola recebe a imagem com festa. A rotina da escola se altera pelos momentos celebrativos: cânticos, orações e preces. Professores, funcionários, alunos e pais aproximam- se com o desejo de colocar aos pés da Virgem Maria os seus pedidos, as suas intenções, as suas necessidades. Muitas pessoas não conseguem conter a emoção: entre lágrimas e orações, agrade- cem o carinho materno de Maria e se colocam em suas mãos maternais. As crianças, com o estímulo de seus professores, preparam cânticos marianos para receber Nossa Senhora, enfeitam as escolas com cartazes alusivos à história do encontro da imagem nas águas do rio Paraíba do Sul, preparam apresentações  teatrais ilustrando milagres atribuídos a Ela. Terminada a visita de Nossa Senhora, chega o momento da despedida. É difícil esconder as lágrimas. Mesmo antes de deixar a escola, bate a saudade desses momentos de oração, de carinho e de fé. Algumas crianças insistem com as professoras e seus pais: “Quando vamos a Aparecida para retribuir a visita de Nossa Senhora? Ela veio à nossa escola, esteve conosco, e nós precisamos conhecer a sua casa, agradecer a sua visita!”

Desde o passado dia 12 de outubro, também estamos vivendo no Brasil o Ano Nacional Mariano, graças à feliz decisão dos bispos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Vamos aproveitar os momentos de graça deste ano mariano, que se encerrará no dia 11 de outubro de 2017. Para isso, vale a pena recordar alguns conselhos dos três últimos papas em suas peregrinações a Aparecida (SP).

São João Paulo II celebrou a santa missa na esplanada do Santuário de Aparecida em 4 de julho de 1980. Entre outras coisas, disse-nos: “E vós, devotos de Nossa Senhora e romeiros de Aparecida aqui presentes e os que acompanham pelo rádio e pela televisão: conservai zelosamente este terno e confiante amor à Virgem, que vos caracteriza. Não o deixeis nunca arrefecer... Sede fiéis àqueles exercícios de piedade mariana tradicionais na Igreja: a oração do Ângelus, o mês de Maria e, de maneira especial, o Rosário... O verdadeiro filho de Maria é um cristão que reza”. Já o Papa Bento XVI decidiu celebrar em Aparecida a V Conferência Geral do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam) em maio de 2007. Nessa ocasião, rezou diante de Nossa Senhora com os peregrinos: “Mãe nossa, protegei a família brasileira e latino-americana! Amparai, sob o vosso manto protetor, os filhos desta pátria querida que nos acolhe. Vós que sois a  Advogada junto ao vosso Filho Jesus, dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa. Concedei aos nossos irmãos de toda a geografia latino-americana um verdadeiro ardor missionário irradiador de fé e de esperança”. E o Papa Francisco foi rezar em Aparecida no dia 24 de julho de 2013: “Queridos amigos, viemos bater à porta da casa de Maria. Ela abriu-nos, fez-nos entrar e nos aponta o seu Filho. Agora, Ela nos pede: ‘Fazei o que Ele vos disser’ (Jo 2,5). Sim, Mãe, nos comprometemos a fazer o que Jesus nos disser! E o faremos com esperança, confiantes nas surpresas de Deus e cheios de alegria. Assim seja”.

Ao longo deste Ano Mariano, devemos demonstrar nosso amor e nossa confiança de filhos à Nossa Mãe Santa Maria. Quem sabe, começaremos a rezar o Terço diariamente, ou em família algum dia da semana, ou levar aos pés da Mãe de Jesus as nossas necessidades e intenções. Ela nos levará a Jesus: “Fazei o que Ele vos disser”.


Dom Carlos Lema Garcia
Bispo auxiliar da Arquidiocese ;
e vigário episcopal para a educação e universidade


Artigo publicado no Jornal O SÃO PAULO - edição 3126 - 2 a 8 de novembro