Sim, é possível ser cientista e crer em Deus

A A
Evento promovido pela Pastoral Universitária e o Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade discutiu a proximidade entre a fé e a ciência
Publicado em: 19/05/2016 - 13:45
Créditos: Jornal O SÃO PAULO - Edição 3102

Por Sara Guenka

O Vicariato Episcopal para a Educação e a Universidade, em parceria com a Pastoral Universitária da PUC-SP, realizou no Tucarena, no dia 11, o seminário “Deus e a Ciência: um cientista pode acreditar em Deus?”. Os palestrantes foram Reinaldo José Lopes, jornalista especializado em Ciência, do jornal Folha de S.Paulo, e a bióloga e professora da Unifesp, Ana Lydia Sawaya. Dom Carlos Lema Garcia, vigário episcopal para a Educação e a Universidade, mediou a mesa de debates.

Reinaldo, graduado em Jornalismo pela USP e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela mesma Universidade, já trabalhou em revistas de divulgação científica. Ele apresentou dados atualizados sobre o perfil religioso dos cientistas das mais prestigiosas universidades e mostrou que não existe incompatibilidade em ser cientista e ter fé em Deus. Segundo o Jornalista, o mais importante é que cada pessoa esteja atenta às descobertas científicas e tenha cuidado para não cair em fundamentalismos. Todos devem estar preparados para dar as razões da própria esperança, pois a fé, acompanhada da razão, é um testemunho singular e eficaz.

Ana Lydia contou sua trajetória com cientista – graduada em Ciências Biológicas pela USP, fez doutorado em Nutrição pela University of Cambridge, pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) e é livre docente na Unifesp. Ela participa de uma rede de pesquisa internacional junto à Agencia Atômica de Energia das Nações Unidas e na Rutgers University dos Estados Unidos. Expondo sua pesquisa na área de desnutrição, a Bióloga explicou como o positivismo influenciou a filosofia da ciência, ao considerar como verdadeiro conhecimento humano somente aquilo que pode ser empiricamente testado.

Estiveram no evento mais de 250 pessoas, a maioria estudantes universitários. A relação entre o evolucionismo e o criacionismo suscitou bastante interesse dos participantes. Muito comentou-se que o evolucionismo é uma teoria que ainda carece de evidências consideráveis para ser comprovada, no entanto, caso seja comprovada, ela não contradiz a fé e nem a necessidade de um Deus criador.