Terra da capital paulista será usada na coroa de Nossa Senhora Aparecida

A A
No domingo, 20, missa no bairro do Ipiranga demarcou a passagem da imagem peregrina da Padroeira do Brasil pela Arquidiocese de são paulo
Publicado em: 24/11/2016 - 18:30
Créditos: Caroline Dupim/ Especial para O SÃO PAULO

A celebração eucarística das 18h do domingo, 20, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro do Ipiranga, na zona Sul, transmitida ao vivo pela TV Aparecida, demarcou a passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de São Paulo.


Como parte dos preparativos para as comemorações dos 300 anos da aparição da imagem no rio Paraíba do Sul, em 1717, imagens fac-símile da Padroeira do Brasil foram entregues em maio à Arquidiocese de São Paulo no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e desde então têm percorrido as paróquias e outros ambientes da cidade.


A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Ipiranga, foi escolhida para acolher esse momento arquidiocesano pelo seu significado histórico: além de estar localizada no bairro onde se proclamou a Independência do Brasil, em 1822, a Paróquia foi criada durante o 4º Congresso Eucarístico Nacional, em 1942, tendo abrigado na ocasião uma réplica da imagem original, vinda do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que foi acolhida com uma solene celebração na praça da Sé. Ainda hoje, essa imagem permanece na Paróquia.


Na missa do último domingo, a imagem peregrina da Padroeira do Brasil que tem sido levada às paróquias da Região Episcopal Ipiranga chegou em um carro do Corpo de Bombeiros e foi recepcionada pelos fiéis que lotaram a igreja localizada na rua Labatut.
Dom José Roberto Fortes Palau, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, presidiu a celebração eucarística, concelebrada por Dom Julio Endi Akamine, bispo auxiliar e vigário-geral da Arquidiocese de São Paulo, e também por padres, entre os quais Anísio Hilário, pároco da Nossa Senhora Aparecida.

Dom José Roberto, na homilia, frisou que a Padroeira do Brasil é para todos um exemplo de confiança e fé. “Nossa Senhora Aparecida representa não só a sua grande amabilidade, mas sim a fé e o amor. Notamos que na imagem suas mãos estão postas em sinal de oração e vigilância, e assim devemos ser também.” O Bispo frisou, ainda, que “a imagem peregrina é uma grande servidora, que passa pelas nossas paróquias unicamente para servir e evangelizar”.


Para demarcar as peregrinações da imagem de Nossa Senhora Aparecida em todo o país, os padres Redentoristas, que mantêm o Santuário Nacional, estão recolhendo uma porção de terra de diversas capitais dos estados para compor uma coroa especial de Nossa Senhora Aparecida. Essa iniciativa tem como principal sentido destacar que na coroa da Padroeira do Brasil está presente todo o país, e que, de fato, ela é a Rainha da nação.
Da capital paulista, foi ofertada uma porção de terra do Pateo do Collegio, onde a cidade teve início no ano de 1554, e também da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Ipiranga. Durante a celebração, essas porções de terra foram abençoadas por Dom José Roberto.