Solenidade de Pentecostes mobiliza juventude arquidiocesana

A A
Cardeal Scherer preside missa da Solenidade de Pentecostes com crismandos das paróquias e comunidades da Arquidiocese, na Catedral da Sé
Publicado em: 14/06/2019 - 11:45
Créditos: Fernando Geronazzo

Os adolescentes e jovens crismandos das paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo participaram da missa da Solenidade de Pentecostes na Catedral da Sé, no domingo, 9. 
A celebração, organizada pelo Setor Juventude da Arquidiocese, foi presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano. Concelebraram Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial do Setor Juventude, e padres da Arquidiocese. Ao final dessa missa, tradicionalmente, é apagado o Círio Pascal, como sinal do fim do tempo pascal.
Antes da missa, os jovens saíram em procissão do Pateo do Collegio, local da fundação da cidade de São Paulo, até a Catedral, com cantos e orações. 

ALMA DA IGREJA
Na homilia, Dom Odilo explicou que, na Solenidade de Pentecostes, recorda-se o nascimento da Igreja. “Antes da vinda do Espírito Santo, já existia um núcleo inicial da Igreja. Mas a Igreja, de fato, começou a agir em Pentecostes, com o dom do Espírito Santo prometido por Jesus aos apóstolos.”
O Cardeal enfatizou que o Espírito Santo é a alma da Igreja, que a ajuda a realizar a missão confiada por Jesus Cristo. “Sem a sua ajuda, a Igreja seria apenas uma organização não governamental (ONG)”, afirmou. 
O Arcebispo refletiu, ainda, sobre os sete dons do Espírito Santo, que ajudam os cristãos a reconhecer a vontade de Deus e a realizá-la em suas vidas. 

SABEDORIA E ENTENDIMENTO
O dom da Sabedoria é dado para compreender aquilo que é bom e justo. “É a capacidade de entrar nas coisas de Deus e compreendê-las com docilidade”, explicou Dom Odilo, reforçando que os jovens, os casais, aqueles que têm responsabilidades na sociedade e que tomam decisões necessitam desse dom. 
Já o dom do Entendimento permite uma clareza interior sobre aquilo que se crê. “Dá-nos uma capacidade de entrar nos mistérios de Deus e de aderir a eles com simplicidade e alegria”, afirmou o Cardeal. 

CONSELHO E FORTALEZA
Ao falar do dom do Conselho, o Cardeal lembrou que o Espírito Santo é o grande conselheiro que orienta a vida das pessoas. Por isso, Ele nos dá a capacidade de dizer uma palavra boa. “Os pais, por exemplo, precisam muito desse dom na educação dos filhos. Também todos nós precisamos do dom do Conselho para, na convivência uns com os outros, dizer uma boa palavra onde se faz necessário, dizer a palavra certa na hora certa”, completou. 
O dom da Fortaleza diz respeito à força interior, firmeza, coragem e perseverança. “Como todos nós precisamos da Fortaleza de Deus para não desanimarmos, para termos a capacidade de decidir por aquilo que é certo, por aquilo que é bom. As tentações são muitas e grandes e, por isso, precisamos ser fortes para resistir a elas e para decidir.” 

CIÊNCIA, PIEDADE E TEMOR DE DEUS
“A Ciência é o dom da compreensão das realidades ao nosso redor com a ajuda da luz de Deus. A fé nos dá uma compreensão nova de Deus, da nossa relação com Ele, da nossa vida, das pessoas, dos nossos deveres, da nossa vocação e missão neste mundo”, continuou o Arcebispo. 
“O dom da Piedade nos faz reconhecer que nós somos criaturas diante de Deus e que a religião é a forma de nos relacionarmos com Ele com sinceridade, humildade, verdade, alegria, ação de graças, enfim, tudo aquilo que significa a religião verdadeira”, explicou o Cardeal, acrescentando que esse dom ajuda o cristão a ser santo, acolhendo a santidade de Deus.
O Temor de Deus não significa medo, mas respeito pelo divino. “O santo Temor de Deus nos livra da tentação de querermos ser Deus, e nos faz reconhecê-Lo como tal.”

CATEQUISTAS 
Dom Odilo também fez uma saudação especial aos catequistas de Crisma presentes na celebração. “Que vocês acompanhem seus catequizandos, como pedagogos da fé e da Iniciação à Vida Cristã”, disse, ressaltando que a participação na celebração da Catedral também faz parte do caminho de preparação para o sacramento da Confirmação.
No fim da missa, o Arcebispo convidou os jovens a refletir sobre a vocação. “Vocês nunca pensaram em consagrar suas vidas a Deus, em serem padres, religiosas? Jesus chama e a Igreja precisa”, afirmou. 

EXPERIENCIA ECLESIAL 
Dom Carlos avaliou positivamente a participação dos jovens na missa, e destacou o objetivo da celebração de proporcionar aos crismandos uma experiência eclesial profunda, especialmente no contexto do sínodo arquidiocesano, que busca refletir sobre a missão da Igreja na cidade. “Esses jovens são a força da renovação da Igreja dentro de suas paróquias e comunidades”, destacou. 
Nayara da Silva Santos, 16, é crismanda da Paróquia Nossa Senhora do Retiro, na Região Episcopal Brasilândia. Ela contou ao O SÃO PAULO que nunca havia participado de uma missa na Catedral e gostou muito de poder celebrar com outros jovens que, como ela, preparam-se para a Crisma. “Foi muito bom poder compartilhar desse momento com tantas pessoas e perceber que estamos na mesma caminhada na Igreja”, disse.

Luciney Martins / O SÃO PAULO