‘São José Operário acolheu a vontade de Deus’

A A
Às 9h, houve missa em honra ao Patrono da Família e do Trabalho, na Catedral Metropolitana de São Paulo
Publicado em: 01/05/2019 - 12:15
Créditos: Jenniffer Silva

As flores de girassol que decoravam o altar anunciavam que a manhã desta quarta-feira, 1 º de maio,  era de festa na Catedral da Sé, com missa presidida pelo Padre Tarcísio Mesquita, coordenador de pastoral da Arquidiocese de São Paulo. O feriado pelo Dia do Trabalhador é também a data em que a Igreja celebra a solenidade de São José Operário.

Na homilia, Padre Tarcísio recordou a generosidade de Deus em entregar seu filho unigênito para a salvação do mundo, como narrado pelo evangelista João. E disse que Cristo mesmo quando criança já tinha o mundo para si, e São José, assim como na imagem colocada ao lado do altar, carregava o menino Jesus em seus braços: “São José acolheu a vontade de Deus”, continuou.

Padre Tarcísio afirmou, ainda, que o maior presente de Deus para seu povo é Jesus, o mesmo que é filho do carpinteiro, e explicou que os doutores da lei à época consideravam que o filho de um carpinteiro não poderia ter tamanho conhecimento das escrituras.

TRABALHO QUE EDIFICA A CASA

Sobre o Dia do Trabalhador, o ordenador de pastoral lembrou-se dos trabalhadores que ajudaram a construir a cidade de São Paulo, sobretudo, dos migrantes que aqui chegaram em busca de novas oportunidades: “Mãos calejadas, sotaques e historias. Desempregados e preocupados com o pão de cada dia de sua família, o mesmo pão que pedimos em oração”, exortou.

O Sacerdote disse que José, o Nazareno, também precisou trabalhar para proteger Jesus que mesmo um bebê já corria risco de vida e que, por isso, é necessário que homens e mulheres sejam inspirados pelo exemplo do Pai de Jesus no cuidado com seus filhos.

“Devemos nos inspirar na figura de São José, que, certamente, dedicou com trabalho árduo em participar da promessa de Deus que tanto amou o mundo, e nos tem em seus braços”.

SÃO JOSÉ, PROTETOR DA FAMÍLIA

São José era noivo de Maria, quando, em sonho, ouviu do Anjo do Senhor que ele seria o pai adotivo do filho de Deus. Obediente, dedicou sua vida a família e aos cuidados com sua esposa e de Jesus.

Por isso, o pediu que São José interceda pelas famílias e pelas mulheres, que hoje tanto sof rem ao serem vitimas de inúmeras violências.

DIA DO TRABALHADOR

Após a celebração eucarística, membros da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo seguiram em caminhada até o Vale do Anhangabaú, onde realizaram um ato em defesa aos diretos dos trabalhadores.

Na tarde da terça-feira, 30 de abril, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou uma nota pelo Dia do Trabalhador. No documento, o episcopado brasileiro demonstrou preocupação principalmente com as pessoas que, atualmente, têm dificuldades em se recolocar no mercado de trabalho.

IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

A quarta-feira foi também marcada pela chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Portugal. Antes do início da missa na Catedral da Sé, a imagem foi levada em procissão pelo Rancho Folclórico Pedro Homem de Mello ao altar da Catedral.

Às 11h15, houve um momento Mariano com a recitação do Santo Terço. Após a missa das 12h, a imagem será levada para o Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, próximo à estação Sumaré do metrô. Em13 de maio dia de Nossa Senhora de Fátima, haverá missa de hora em hora até às 20h no Santuário.

 

Luciney Martins / O SÃO PAULO