Santo Expedito: o santo das causas urgentes

A A
Protetor dos estudantes e dos militares é celebrado nesta quarta-feira, 19 de abril
Publicado em: 19/04/2017 - 17:45
Créditos: Redação com Canção Nova


Há quem pergunte quem é aquele santo que carrega em sua mão direita uma cruz e em sua mão esquerda uma folha de palma, esse é o Santo Expedito e nesta quarta-feira, 19 de abril, a Igreja celebra o seu dia.

Conhecido como Santo das Causas Justas e Urgentes, Santo Expedito viveu durante o século IV em Militene, na Armênia. Segundo a história, ele pertencia a 12ª Legião Romana e era oficial chefe do exército, essa legião eventualmente, tinha em seu agrupamento uma quantia grande de soldados cristãos, que possuíam a responsabilidade de proteger as fronteiras orientais contra os bárbaros asiáticos.

Durante um longo período, Expedito adotou um estilo de vida devasso, porém, nesse percurso, uma experiência com Deus mudou todo o roteiro, e o homem levado se converteu.

Assim, iniciaram as perseguições e inúmeras vezes, foi tentado pelo inimigo, que queria o iludir e trapacear. O espírito maligno surgiu diante de Expedito em configuração de corvo e lhe segredou: crás...! crás…! Palavra latina que significa: Amanhã…! A proposta do mal, era: Deixe para amanhã. Não tenha pressa! Adie sua conversão!

Expedito não cedeu a provocação e pisoteou o corvo para que se calasse pronunciando a palavra HODIE! que quer dizer: HOJE! Nada de adiamento! É para já! Agora! Por este fato, em sua imagem, o pé esquerdo de Expedito que tem marcado a palavras CRÁS está a pisar o pássaro. Após esse episódio ele passou a ser considerado o santo das causas urgentes, da solução rápida, pois em momento algum titubeou e sim agiu imediatamente.

Expedito, traçou uma vida nova e tornou-se o mártir de fé, se sobressaindo em meio a seus colegas soldados, exatamente pelo fato de ser conectado a seus deveres e religião. Em abril do ano 303, foi morto e decapitado, sob o comando do Imperador Diocleciano.

Suas vestes:

Na mão esquerda uma palma, símbolo do martírio, na mão direita uma cruz que carrega a palavra HODIE! Isso é a marca e identidade de sua conversão. Além de padroeiro das causas urgentes, Santo Expedito é conhecido como padroeiro dos militares, dos estudantes e dos viajantes.

Oração a Santo Expedito

“Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido.

Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a Paz e a tranquilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. Amém”.