Retiro do Clero

A A
Retiro do Clero 2018
Publicado em: 24/11/2017 - 16:00
Créditos: Redação

Aos Padres e Diáconos
da Arquidiocese de São Paulo

Saudação a todos!

As comemorações do início de novembro – Finados e Todos os Santos – nos convidam a um olhar de fé sobre as realidades escatológicas e sobre nossa condição neste mundo: “a figura deste mundo passa” (cf. 1Cor 7,31) e nós também passamos. A Comemoração dos Fiéis Defuntos nos lembra que nossa vida é preciosa e única; ao mesmo tempo, breve, frágil e sujeita à morte. Cremos no Deus da vida, cujo desígnio é a vida também para nós, e não a morte. Cremos em Deus, cremos na ressurreição da carne e na vida eterna.

Por sua vez, a solenidade de Todos os Santos nos aponta para a meta do nosso caminhar neste mundo: a participação na vida plena e da felicidade com Deus. Os santos já alcançaram essa meta, para a qual também nós caminhamos pressurosos.

Ajudemos nosso povo a celebrar na fé e na esperança cristã as verdades escatológicas. “Nós não pusemos nossa esperança em Cristo apenas para esta vida...” (1Cor 15,19).

Desejo tratar com vocês a respeito dos retiros do clero em 2018. Após consultar o Conselho de Presbíteros e os Bispos Auxiliares, decidimos por um novo modo de fazer os retiros do clero, em 2018: serão propostos 5 retiros “arquidiocesanos” e cada padre, independentemente de Região Episcopal, poderá se inscrever num deles, à sua escolha.

O objetivo é aprofundar a comunhão e a unidade presbiteral e eclesial, em sintonia com o sínodo arquidiocesano, “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” da nossa Igreja em São Paulo. A variedade de datas também ajudará a que nenhum padre fique sem fazer o seu retiro ao longo do ano; e não será mais necessário que todos os padres se ausentem, ao mesmo tempo, de uma paróquia ou de uma Região Episcopal.

As datas, locais e pregadores de cada retiro já estão definidos. O início dos retiros será sempre 14h30 do primeiro dia marcado.

1° Retiro: 05/03 a 08/03, em Campos do Jordão (Casa dos Salesianos), com Pe. José Rafael Solano Duran
2º Retiro: 07/05 a 10/05, em Atibaia (Schöenstatt), com Dom Milton Kenan Jr., bispo de Barretos
3º Retiro: 21/05 a 24/05, em Atibaia (Schöenstatt), com Dom Nelson Westrupp, SCJ, bispo emérito de Santo André
4º Retiro: 18/06 a 21/06, em Atibaia (Schöenstatt), com Dom Milton Kenan Jr., bispo de Barretos
5º Retiro: 16/07 a 19/07, em Campos do Jordão (Casa dos Salesianos), com Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida.

O número de vagas de cada retiro é limitado à capacidade da respectiva casa. A inscrição para os retiros deverá ser feita no Portal da Arquidiocese (www.arquisp.ogr.br), onde será disponibilizado um link próprio para isso a partir de 20 de novembro. As inscrições devem ser feitas até dia 15 de dezembro de 2017, para que cada padre também possa organizar a sua agenda pessoal de 2018, levando em conta os dias do seu retiro.

Os inscritos deverão pagar a taxa prevista (igual para as duas casas) através de boleto bancário, que cada Região enviará para os respectivos padres inscritos. O recibo da taxa (o próprio boleto pago) poderá ser debitado na respectiva paróquia ou instituição a cujo serviço o padre se encontra.

Os retiros arquidiocesanos também são oferecidos para os padres religiosos provisionados com encargos pastorais na Arquidiocese de São Paulo, conforme previsto em Convênio com a Congregação e nas Diretrizes desta Arquidiocese.

Os diáconos permanentes são convidados a participar dos retiros, na medida de suas possibilidades. Para eles, em todo caso, está previsto um retiro próprio, ao longo do ano.

Peço a todos os clérigos da nossa Arquidiocese que, como dispensadores dos mistérios de Deus a serviço do povo, procurem com todo o empenho a santidade de vida (cf cân. 276 §1). E recordo que os sacerdotes e diáconos devem participar de retiros (retiro anual), de acordo com as prescrições do direito particular (cf cân 276 §2,4º).

Deus abençoe, ilumine e conforte a todos! Aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar todo o bem!

Cardeal Odilo Pe.Scherer
Arcebispo de São Paulo