Repercussão da morte do arcebispo emérito de SP

A A
Cardeal Dom Paulo Evaristo Arns morreu nesta quarta-feira 14/12 de broncopneumonia
Publicado em: 14/12/2016 - 15:45
Créditos: Redação com sites de notícias



Após comunicado de falecimento de Dom Paulo Evaristo Arns, autoridades e pessoas públicas transmitiram suas manifestações, confira abaixo os pronunciamentos:

Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo: "Dom Paulo deixa um legado de esperança. O lema episcopal dele é de esperança e esperança. Nunca devemos desistir, sempre confiar. Ele tinha muita coragem e visão das coisas para poder tomar decisões."

Confira na íntegra nota de falecimento

Cardeal Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro: " A Páscoa definitiva do Cardeal Paulo Evaristo Arns. Em unidade com a Arquidiocese São Paulo, agradeço a Deus pela sua vida e ministério".

Dom Walmor, Arcebispo de Belo Horizonte: "O Cardeal Dom Paulo foi um exemplo de testemunho cristão e dedicação à promoção da dignidade humana".

Diocese de Jundiaí, em São Paulo: "Agradeçamos a Deus por seu exemplo de Pastor zeloso do povo de Deus e por sua atenção especial aos pequenos, pobres e aflitos. Dom Paulo, agora, se alegre no céu e obtenha o fruto de sua esperança junto de Deus!"

Padre Júlio Lancellotti, da Arquidiocese de São Paulo: "Faleceu o profeta e pastor D. Paulo Evaristo cardeal Arns".

Monsenhor Vicente Ancona Lopez (Vigário Regional da Prelazia do Opus Dei no Brasil):  "Todos nós do Opus Dei temos uma eterna dívida de gratidão a D. Paulo, por quem oferecemos sufrágios nestes momentos, recomendando-nos à sua intercessão. 

Com sua vênia e sua bênção foram abertos numerosos Centros do Opus Dei em São Paulo. Acolheu carinhosamente o Fundador do Opus Dei, quando São Josemaria veio a São Paulo em junho de 1974, com quem teve um encontro memorável na Cúria Metropolitana. Foi o primeiro Cardeal do mundo a celebrar uma Missa de ação de graças pela canonização de São Josemaria, no próprio dia da cerimônia em São Paulo. 

Nos meus inúmeros encontros com ele, para mantê-lo informado do andamento do apostolado da Prelazia do Opus Dei na Arquidiocese de São Paulo, sempre encontrei palavras de incentivo. Nossas conversas sempre eram conduzidas por ele para temas espirituais. Ensinou-me a recitar a Liturgia das Horas com cantochão, o que procuro fazer até hoje."

Dom Leonardo ( Secretário Geral da CNBB): "Um pastor símbolo da fidelidade à Palavra de Cristo e aos Ensinamentos da Igreja". E encerra a Nota fazendo um pedido: "Rezemos para que o Senhor, por interecessão da Santíssima Virgem Maria, receba seu servo fiel na Comunhão dos Santos"

Pontifícia Universidade Católica (PUC): A esperança perdeu seu maior sorriso: morreu Dom Paulo Evaristo Arns. O arcebispo emérito de São Paulo, grão-chanceler da PUC-SP de 1970 a 1998, faleceu aos 95 anos, no dia 14/12 em São Paulo. "O mundo perde um homem bom. A Universidade perde um de seus melhores representantes", afirma a reitora da PUC-SP, professora Maria Amalia Andery.

Presidente Michel Temer: "Dom Paulo foi um defensor da liberdade e sempre teve como norte a construção de uma sociedade justa e igualitária. O Brasil perde um defensor da democracia e ganha para sempre mais um personagem que deixa lições para serem lembradas eternamente".

João Doria, prefeito eleito de SP: "É com grande pesar que lamentamos o falecimento do cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, ocorrido nesta terça-feira. São Paulo e o Brasil perdem um grande ser humano. Dom Paulo nos deu exemplos de tolerância, defesa dos mais humildes, justiça social e amor pelo próximo", disse o tucano por nota.

José Serra, Ministro das Relações Exteriores: “Recebi a notícia da morte do arcebispo emérito de SP Dom Paulo Evaristo Arns. SP e o Brasil perdem um gigante; eu, um amigo e conselheiro”.

Geraldo Alckmin, governador de São Paulo: “Quem quer agradar a Deus precisa amar o que Ele ama: as pessoas. Esse ensinamento é de dom Paulo Evaristo Arns. Nesta hora de dor, que o seu exemplo nos faça mais atentos aos seus valores: solidariedade, justiça, paz, ética – e coragem para defendê-los. Essa será uma grande homenagem a dom Paulo. Pois ele também ensinou que nós vivemos, de fato, é naqueles a quem inspiramos”.

OAB- SP: "A voz serena e bem pausada e a delicadeza no trato com todos a sua volta poderiam sugerir fragilidade, mas, bem ao contrário disso, o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, Arcebispo Emérito da Arquidiocese de São Paulo – morto nesta quarta-feira (14/12), aos 95 anos – deixa a marca da fortaleza, em especial, na defesa dos direitos humanos."

Mário Sérgio Cortella, filósofo: "Difícil, mas também não triste. Afinal de contas, um, homem que passou a vida cuidando de outras vidas, um homem de 95 anos exuberou a sua história, fez com que a gente entenda até, que nos chateia que ele tenha ido, mas nos alegra pela vida que ele teve, pelo encantamento que produziu, pela autoridade que exerceu e pela esperança que ele carregou. Dom Paulo foi construindo uma eternidade durante décadas. É impossível pensar o Brasil sem ele. A nossa sociedade deve muito a Dom Paulo ".

Corinthians: "Grande corinthiano". "Você estará eternamente dentro dos nossos corações".

Toninho Vespoli, vereador reeleito de São Paulo pelo PSOL: "representa a luta a favor da democracia e dos direitos humanos".

Paulo Teixeira, deputado federal pelo PT: "Morre D. Paulo Evaristo Arns, o cardeal da esperança. Pessoa fantástica, exemplo de vida e atuação pelos direitos humanos. Fará muita falta."