ANIMANDO A ESPERANÇA - Dom Eduardo Vieira dos Santos

A A
20/04/2021 - 10:15

ANIMANDO A ESPERANÇA

Irmãos e irmãs, “não desanimemos de praticar o bem (Gl 6,9). E quando fizermos uma caridade, que a nossa mão esquerda não saiba o que faz a nossa mão direita (Cf. Mt 6, 3). A campanha “Animando a Esperança” é mais uma iniciativa da Arquidiocese de São Paulo que visa responder ao mandato da Palavra de Deus e aos apelos do nosso tempo.

A Pandemia da COVID-19 que há mais de um ano assola a nossa população, entre nós já  fez mais de três centenas de mortos, milhões de vítimas, além de agravar a crise sanitária, econômica e social. Nisto a fome ganha proporção de modo assustador. Incontável número de  trabalhadores, hoje desempregados, de famílias, antes amparadas por um emprego ou sub-emprego, hoje se somam ao número daqueles que há muito tempo vinham sofrendo as consequências desta da pobreza e da miséria social.  A Campanha para a arrecadação de produtos de gêneros alimentícios e de fundos visa aliviar o sofrimento de muitos irmãos e irmãs que sofrem a dor da fome. Se você já colabora com quem sofre, esta Campanha necessita ainda mais do seu apoio.

Divulgue entre os seus contatos: família, vizinhos e amigos a Campanha “Aninando a Esperança”. Ela é mais que um projeto ou uma simples campanha. Ela é um meio pelo qual você pode estender suas mãos e abrir ainda mais o seu coração para aliviar a dor e salvar vidas. Para ir ao encontro de quem sofre. Você se pôs no lugar de quem passa fome, frio e vive inquieto com a falta de recursos mínimos necessários para se manter? Para ajudar basta você se dispor a contribuir com a Campanha “Animando a Esperança”. “As paróquias e entidades vinculadas a Arquidiocese de São Paulo são centros de arrecadação das doações de alimentos e outros produtos. Elas também fazem a distribuição do que arrecadam aos necessitados que vivem no seu entorno. Para saber o endereço mais próximo de você ou de sua casa, os locais intitulados de Pontos de Esperança, você pode acessar a plataforma on-line do Projeto “Animando a Esperança (clique para ter acesso a página do projeto), lançada em 2020, também acessível pelo portal da Arquidiocese. Essa plataforma mapeia mais de 400 pontos de ações caritativas na Arquidiocese de São Paulo. Para as doações em dinheiro você pode fazer através do PIX (chave aleatória 62.021.308/0001-70) ou por depósito para a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo (banco Bradesco – Agencia 099. Conta Poupança 1000154-4). A Campanha “Animando a Esperança” propõe também a partilha de doações entre os pontos de arrecadação. Quando uma igreja ou uma entidade receber um volume de doações maior que a sua demanda, o excedente ele poderá partilhar com outros pontos mais desprovidos, de modo que mais famílias seja atendidas” (Cf. Reportagem de Ira Ramão – Jornal O São Paulo, 14 a 20/04/2021).

É desta forma que perseverando na caridade, “sem desanimarmos na prática do bem, sem esmorecer ou murmurar, no tempo certo veremos os frutos. Devemos praticar a caridade enquanto podemos, enquanto temos tempo, ou seja, enquanto vivemos, pois o Senhor confiou a nós, seus seguidores, esta missão: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). E ainda: “Eu tive fome e vós me destes de comer” (Mt 25, 35).

Dom Eduardo Vieira dos Santos

Bispo Auxiliar de São Paulo