Sínodo arquidiocesano: juventude da Igreja

A A
27/09/2019 - 09:30

Sínodo arquidiocesano: juventude da Igreja

A meta do caminho sinodal arquidiocesano começa a tomar forma concreta com as indicações elaboradas pela 3ª sessão das assembleias sinodais nas regiões episcopais e dos vicariatos ambientais. No mês de outubro, essas indicações serão formuladas de forma definitiva, na 4ª sessão, e enviadas para a Secretaria Geral do sínodo arquidiocesano, para constituírem o “instrumento de trabalho” da assembleia sinodal arquidiocesana de São Paulo, em 2020.

Portanto, toda a atenção da Igreja em São Paulo, daqui para frente, é a realização e celebração da sua assembleia sinodal arquidiocesana que acontecerá ao longo do próximo ano.

Na trilha do “caminho de comunhão, conversão e renovação pastoral e missionária”, o grande anseio da Igreja em São Paulo é o de ser sempre uma “Igreja Jovem”; incansável na evangelização; ousada em suas iniciativas missionárias; dinâmica e acolhedora em suas comunidades; eucarística em torno do altar, juntamente com seus pastores; profética em sua ação pastoral aos pobres e marginalizados, às periferias geográficas e existenciais e em meio aos grandes e novos areópagos que constituem a cidade.

Na trilha do “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”, a Igreja em São Paulo, ao celebrar o seu sínodo arquidiocesano, coloca-se à “escuta do Espírito Santo” e toma consciência e coragem de que pode se renovar e voltar a ser jovem, respondendo o chamado para se ater ao essencial do “primeiro amor” que é o Evangelho de Jesus Cristo, seu anúncio e testemunho (cf. Christus Vivit, 36).

Na trilha do “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária”, reza juntamente com o Papa Francisco, dizendo: “Peçamos ao Senhor que livre a Igreja dos que querem envelhecê-la, mantê-la no passado, detê-la, torná-la imóvel. Também peçamos para livrá-la de outra tentação: acreditar que é jovem porque ela cede a tudo que o mundo lhe oferece, acreditar que se renova porque esconde sua mensagem e imita os outros. Não. É jovem quando é ela mesma, quando recebe a força sempre nova da Palavra de Deus, da Eucaristia, da presença de Cristo e da força do seu Espírito cada dia. É jovem quando é capaz de retornar continuamente à sua fonte. (...) Peçamos a ousadia de ser diferentes, para mostrar outros sonhos que este mundo não oferece, para testemunhar a beleza da generosidade, do serviço, da pureza, da fortaleza, do perdão, da fidelidade à própria vocação, da oração, da luta pela justiça e do bem comum, do amor aos pobres, da amizade social” (cf. Christus Vivit, 35 e 36).

Na trilha do “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” e sempre testemunhando que “Deus habita esta cidade”, a Igreja em São Paulo começa a se preparar, mais acentuadamente, para celebrar sua assembleia sinodal arquidiocesana em 2020.

“Vem dar-nos, ó Senhor, fervor de missionários. Envia teu Espírito e nos mostra o caminho. Converte-nos agora e renova a Tua Igreja. Concede aos teus filhos: unidade, amor e fé”! (Hino do sínodo arquidiocesano).

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano