Que a Igreja seja mais incisiva no anúncio do Evangelho na cidade!

A A
06/12/2019 - 14:30

Que a Igreja seja mais incisiva no anúncio do Evangelho na cidade!

O sínodo arquidiocesano, ao longo destes dois anos (2018-2019), reuniu as comunidades paroquiais, as regiões episcopais e os vicariatos ambientais, realizou uma pesquisa de campo e, com a colaboração dos párocos, elaborou um levantamento de dados das paróquias. 

Foi o momento de envolvimento de todos os segmentos eclesiais da Arquidiocese de São Paulo para ver, escutar, discernir, refletir e constatar a realidade religiosa e pastoral evangelizadora na cidade de São Paulo, com a finalidade, também, de colher propostas concretas para que a Igreja em São Paulo realize o caminho de “comunhão, conversão e renovação missionária” e, assim, evangelize de modo incisivo a cidade na qual vive.
Agora, o próximo passo é de grande importância: tudo o que foi realizado e colhido neste “caminho” de dois anos será entregue à assembleia sinodal arquidiocesana, para que seja “instrumento” de profunda reflexão e discernimento e ainda consequente elaboração de diretrizes para uma nova organização pastoral que responda, de modo eficaz e missionária, aos desafios e urgências da vida e da missão da Igreja em São Paulo.
Neste sentido, o grande empenho da assembleia sinodal arquidiocesana de 2020 será o de firmar novos caminhos para que a Igreja arquidiocesana de São Paulo viva intensamente a “comunhão”, a “conversão” e a “renovação pastoral evangelizadora missionária”, consciente de que ela vive num ambiente de grande complexidade e pluralidade que é a cidade.
Aqui está o aspecto fundamental a ser considerado pelos membros participantes da assembleia sinodal arquidiocesana: a evangelização no mundo urbano. Esse aspecto requer “olhares novos” sobre a cidade e sobre a missão da Igreja na cidade; requer uma postura de profundo “discernimento” de “como” estamos testemunhando e anunciando o Evangelho a todos os ambientes da cidade; requer “coragem e saudável audácia”, para que, à luz dos apelos de Deus e da Igreja e à luz da realidade religiosa, pastoral evangelizadora constatada sobre a vida da Igreja na cidade de São Paulo, possamos realizar uma “renovação em chave missionária” de toda a Arquidiocese de São Paulo.
Tomemos a sério o destaque apontado pelo Papa Francisco, no primeiro Congresso Internacional de Pastoral das Grandes Cidades (27/11/2014): “A nossa pastoral tem de ser evangelizadora, audaz e sem temores para anunciar a Boa-Nova de Cristo, consciente da pluralidade cultural e religiosa existente nas grandes cidades. Temos necessidade de uma mudança de mentalidade. Devemos trabalhar para não ter vergonha e resistir, anunciando Jesus Cristo: é preciso procurar um modo diferente, sermos ousados ao evangelizar. Ir às periferias existenciais sem medo”.
Não tomemos as palavras do Papa Francisco como simples “chavões”, mas sim as acolhamos como exortação à conversão eclesial em vida de “comunhão e participação” e de “incisiva ação evangelizadora missionária na cidade”. 
Este é o grande empenho eclesial da assembleia sinodal arquidiocesana de São Paulo.
Que o Espírito Santo nos ilumine!

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano