Não tenhais medo!’ (Mt 10,26)

A A
06/12/2019 - 14:30

Não tenhais medo!’ (Mt 10,26)

O objetivo principal do sínodo arquidiocesano é a renovação da evangelização e da vida pastoral da Arquidiocese, à luz dos apelos de Deus e da Igreja e à luz da realidade em que vive a Igreja em São Paulo. 

Parte importante desse objetivo é a avaliação e a tomada de consciência da realidade da Arquidiocese, de sua organização e de sua ação evangelizadora e pastoral, bem como a elaboração de diretrizes para uma nova evangelização pastoral e missionária, buscando responder de modo eficaz aos desafios e urgências da vida e da missão da Igreja em São Paulo. 
Com este propósito, percorremos o caminho sinodal arquidiocesano até o presente momento: nas paróquias (2018) e nas regiões episcopais e vicariatos ambientais (2019). Neste percurso, colhemos “constatações”, principalmente com a realização da pesquisa de campo e do levantamento paroquial (2018) sobre a realidade religiosa e pastoral da Arquidiocese, que indicam os horizontes da missão da Igreja na cidade. Ainda neste percurso, colhemos inúmeras “propostas” indicativas, para uma eficaz renovação da ação evangelizadora missionária da Igreja em São Paulo.
Todas estas “constatações” e “propostas” serão entregues à assembleia sinodal arquidiocesana, em 2020, para que, a partir delas, se elaborem diretrizes para uma nova evangelização pastoral e missionária na Arquidiocese de São Paulo.
No entanto, não podemos ter medo dos “novos cenários e desafios sempre novos” da missão evangelizadora da Igreja, que as constatações obtidas no caminho sinodal, percorrido até o momento, estão nos revelando. O que devemos, sim, é responder, com docilidade, àquilo que “o Espírito está dizendo” à Igreja em São Paulo, pois todos nós somos chamados a esta nova “saída” missionária, para anunciar e testemunhar a alegria do Evangelho a todos, sem exceção, na cidade de São Paulo.
Por isso, contamos com a graça de Deus que nos capacita para realizarmos a sua vontade, que é a de comunicar a sua misericórdia e congregar todos no seu amor.
Lembremos, também, que o sínodo arquidiocesano, sob a ação do Espírito Santo, dá uma “saudável sacudida” na vida da Igreja em São Paulo e a impulsiona para “avançar para águas mais profundas” no exercício de sua ação evangelizadora na cidade. Por isso, somos chamados à conversão pessoal, eclesial e pastoral missionária.

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano