Interpelações que despertam atitudes concretas de missão eclesial

A A
08/02/2019 - 13:15

Interpelações que despertam atitudes concretas de missão eclesial

No caminho sinodal, realizado em 2018 no âmbito das paróquias e suas comunidades, a Igreja arquidiocesana de São Paulo colocou-se à escuta do Espírito Santo e foi a campo para colher as interpelações dos fiéis católicos, a fim de que, a partir delas, como que num despertar, já tenha indicativos que suscitem atitudes concretas na sua ação missionária eclesial.

A pesquisa de campo, realizada em setembro de 2018, entrevistou 14.709 fiéis católicos e registrou suas alegrias e seus anseios para com o amadurecimento da vida cristã e consequente ação missionária evangelizadora na cidade de São Paulo.

Um dos nobres anseios da grande maioria dos entrevistados é o de “participar de iniciativas para conhecer, mais profundamente, a fé católica”, por meio de uma catequese permanente para adultos, de estudos bíblicos, de encontros de formação cristã, de retiros espirituais e outras iniciativas.

O anseio de conhecer profundamente a fé católica é um fato legítimo do fiel cristão e é missão de toda a Igreja realizar tal desejo, para o bem de cada cristão e de toda a Igreja.

O Papa Francisco exorta: “O mandato missionário do Senhor inclui o apelo ao crescimento da fé, quando diz: ‘ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado’ (Mt 28,20)”. Daqui se vê claramente que o primeiro anúncio deve desencadear também um caminho de formação e de amadurecimento. A evangelização procura também o crescimento, o que implica tomar muito a sério, em cada pessoa, o projeto que Deus tem para ela. Cada ser humano precisa sempre mais de Cristo, e a evangelização não deveria deixar que alguém se contentasse com pouco, mas pudesse dizer com plena verdade: ‘Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim’ (Gl 2,20)” (EG 160).

Com o ensinamento do Papa Francisco, entendemos que não basta o cumprimento da Iniciação Cristã (Batismo, primeira Eucaristia e Crisma), mas é necessário um caminho de formação e amadurecimento da fé do cristão em todas as etapas de sua vida, para que ele se configure cada vez mais à pessoa de Jesus Cristo e se torne missionário evangelizador no lugar em que está.

O sínodo arquidiocesano de São Paulo desperta todos nós para que vitalizemos e realizemos, com atitudes concretas, o mandato missionário que inclui o apelo ao crescimento da fé dos fiéis leigos cristãos.

As indicações pastorais são muitas, mas, aqui, destacamos três:

1. Pregação assídua e sistemática sobre os temas da fé e da moral, de maneira que a doutrina da fé católica e os mistérios da fé cristã sejam anunciados a todos, conhecidos e amados. (12º Plano de Pastoral-85,2)

2. Atenção especial para a formação dos leigos, para favorecer o interesse e a participação de um maior número de pessoas na vida e missão da Igreja. (12º Plano de Pastoral-85,5)

3. Estímulo e acompanhamento dos jovens em seu processo de educação da fé e na elaboração de um projeto de vida e de vocação. (12º Plano de Pastoral-85,8)

Comecemos, assim, a refletir, para que possamos participar melhor das assembleias do sínodo arquidiocesano nas regiões episcopais!

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos

Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano

(Fonte: Edição 3231, do jornal “O São Paulo”, de 16 a 22 de janeiro de 2019, p. 04)