Evangelizar com ardor missionário!

A A
06/05/2019 - 08:30

Evangelizar com ardor missionário!

As assembleias sinodais nas regiões episcopais que se iniciarão, com a sua primeira sessão, agora no mês de maio, têm como objetivo central Ver, Refletir, Avaliar, Analisar e Elaborar um diagnóstico da realidade religiosa, pastoral e evangelizadora de cada região episcopal, a partir das paróquias, das pastorais, dos movimentos e de todos os organismos eclesiais presentes na própria região episcopal, em vista do propósito do sínodo arquidiocesano, que é o de realizar um “caminho de comunhão, conversão e renovação missionária” em toda a Arquidiocese de São Paulo.

É para “evangelizar a cidade, com renovado ardor missionário” que o sínodo arquidiocesano está acontecendo! Portanto, a missão é a principal questão em pauta!

Então, por onde começar para que busquemos encontrar caminhos que nos tornem uma Igreja ardorosamente missionária na cidade?

A primeira recomendação de Jesus aos Doze, quando os enviou em missão, foi esta: “Ide primeiro às ovelhas perdidas, desgarradas, dispersadas, afastadas de Israel” (Mt 10,6).

Aqui, temos a primeira realidade eclesial desafiadora da missão na cidade, que é muito evidente nos resultados da pesquisa de campo realizada nas paróquias em 2018.

Entre os entrevistados não católicos, que responderam à primeira parte da entrevista, foi possível identificar aqueles que no passado foram católicos, bem como saber os principais motivos que os levaram a deixar a fé católica.

Dos não católicos entrevistados, 55,73% já foram católicos no passado.

Os motivos do afastamento são vários e poderemos, posteriormente, analisá-los com maior profundidade. No entanto, o importante é termos consciência eclesial e missionária de que, à nossa frente, temos muitas pessoas que, talvez, estejam esperando uma atitude determinada e missionária de nossa parte, para que se sintam convidadas, motivadas e acolhidas novamente em nossas comunidades.

O primeiro passo do revigoramento do ardor missionário entre nós é o de “ir”, primeiramente, a todos os que, por um motivo ou outro, dispersaram-se da Igreja, desencantaram-se com a fé católica e, hoje, esperam a misericordiosa reconciliação com ela.

Há outra realidade desafiadora, porém: a das pessoas que vêm ao encontro da Igreja em busca dos sacramentos, recebem o acolhimento que merecem, e, depois, não se inserem na comunidade, e a comunidade não vai ao encontro delas e até mesmo as esquece.

O caminho que o Espírito Santo nos indica é o do “permanente estado de missão” da Igreja inteira – ir ao encontro, visitar, convidar, acolher, abrir espaços de participação na comunidade paroquial, na região episcopal e na Arquidiocese inteira.

Para isso, precisamos sair do “pessimismo” pastoral, do “comodismo” estrutural, do “marasmo” e do “medo” de avançar para as águas mais profundas da evangelização da cidade.

Aqui está, portanto, o primeiro desafio a que devemos responder com devida urgência nas assembleias sinodais das regiões episcopais de nossa Arquidiocese de São Paulo.

Padre José Arnaldo Juliano dos Santos é Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano