A caminho da celebração da assembleia sinodal arquidiocesana de São Paulo (2020)

A A
06/12/2019 - 14:30

A caminho da celebração da assembleia sinodal arquidiocesana de São Paulo (2020)

O jornal O SÃO PAULO, na sua edição de 3270, de 16 a 22 de outubro de 2019, publicou o Regulamento e o calendário do sínodo arquidiocesano para 2020.

O Regulamento publicado foi elaborado pela Comissão de Coordenação Geral do sínodo e promulgado pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, em 1º de outubro de 2019, na memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, “padroeira dos missionários”. A data da promulgação é significativa, pois o propósito e o compromisso da Arquidiocese de São Paulo, ao realizar o seu caminho sinodal, é o de renovar-se em “chave” missionária, à luz dos apelos de Deus, da Igreja e da realidade, na qual ela vive.
O Regulamento do 3º ano do sínodo trata da Assembleia Sinodal Arquidiocesana que será celebrada em sete sessões ao longo do ano de 2020, cuja meta é elaborar indicações para operacionalizar (Agir) o objetivo do próprio sínodo, que é o de promover a comunhão, a conversão e a renovação missionária de toda a Igreja que está em São Paulo.
O Regulamento é constituído por sete capítulos:
O capítulo 1º trata das sete sessões da assembleia sinodal arquidiocesana, indicando os seus respectivos objetivos e os trabalhos a serem realizados em cada uma delas. Assim sendo, importante notar que a assembleia arquidiocesana será um “caminho” que será percorrido “passo a passo”.
O capítulo 2º trata da presidência da assembleia sinodal arquidiocesana e dos seus serviços de coordenação.
O capítulo 3º estabelece os membros e participantes da assembleia, que serão em torno de 410, número de grande significação representativa devido à larga dimensão da Arquidiocese.
Os capítulos 4º, 5º e 6º estabelecem, respectivamente, os critérios para a “convocação e participação dos membros da assembleia”; para “as votações e o modo de proceder nas sessões e reuniões” e sobre a “elaboração e entrega do relatório final da assembleia”.
O capítulo 7º determina as disposições gerais a serem observadas ao longo da assembleia sinodal arquidiocesana.
Juntamente com a publicação do Regulamento, foi anunciado o “Calendário das sessões da assembleia sinodal”, a saber: Abertura (29 de fevereiro de 2020), 1ª sessão (14 de março), 2ª sessão (16 de maio), 3ª sessão (20 de junho), 4ª sessão (25 de julho), 5ª sessão (26 de setembro), 6ª sessão (24 de outubro) e 7ª sessão (28 de novembro), além da celebração de encerramento (27 de fevereiro de 2021).
Aqui temos o panorama geral do caminho do 3º ano do sínodo arquidiocesano de São Paulo. 
A proposta é que os párocos, com seus conselhos de pastorais e outros agentes, os padres coordenadores de setores com seus conselhos, o clero em suas reuniões, as coordenações de pastorais, dos movimentos, das novas comunidades e todos os organismos eclesiais busquem estudar e refletir em conjunto o Regulamento do 3º ano do sínodo arquidiocesano, que foi editado em encarte especial por este semanário arquidiocesano, para que todos, cada vez mais, se envolvam e se comprometam com o “caminhar juntos” em comunhão, conversão e renovação missionária de toda a Arquidiocese de São Paulo.

Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos - Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano