Maria, Mãe amorosa, amparai-nos!

A A
24/05/2017 - 13:30

Queridos irmãos e irmãs, estamos comemorando o Ano Mariano Nacional (12 de outubro de 2016 a 12 outubro de 2017), proclamado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estamos no coração do mês de maio, mês das mães, das noivas e de tantas comemorações significativas, tais como São José Operário (01), Nossa Senhora de Fátima (13), Ascensão do Senhor (28), visitação de Nossa Senhora (31), e tantas outras de cunho social. Para nós católicos, as comemorações ligadas a Maria, “mãe de Deus e nossa”, ocupam um lugar especial.

Segundo a vontade de Deus, Maria é verdadeiramente a mãe do seu Filho, Jesus Cristo: “O Espírito do Senhor virá sobre ti e, aquele que vai nascer, será chamado Filho de Deus” (cf. Lc 1,36) e, segundo a natureza humana, nossa mãe, conforme o profundo desejo do coração de Jesus que, do alto da Cruz, a entregou aos cuidados do discípulo amado: “Filho, eis aí a tua mãe” (cf Jo 19,25). Como filhos e filhas é que de- vemos honrar o santo nome de Maria, prestando a ela a nossa devoção, sobretudo na obediência e cumpri- mento da vontade do seu filho Jesus, como Ela nos ensina: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (cf. Jo 2,5). Maria é esta mãe amorosa que nos ensina o caminho do amor e do serviço, que nos ensina a dizer sim com Ela à vontade de Deus: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim a tua vontade” (cf. Lc 1,38).

Como filhos e filhas, ao comemorarmos datas tão significativas como o Dia de Nossa Senhora de Fátima, especialmente neste ano em que celebramos cem anos da sua aparição às três crianças, Lúcia, Francisco e Jacinta – estes dois últimos, irmãos de sangue, proclamados santos pelo querido Papa Francisco em 13 de maio –, nos enchemos de alegria e gratidão. Gratidão a Deus, que não nos deixa órfãos, pois temos mãe, como afirmou o Papa Francisco na sua homilia da missa de canonização de São Francisco e Santa Jacinta Marto. Ter mãe é uma graça, é uma dádiva divina que só um coração de filho verdadeira- mente amoroso pode entender. Ainda comovidos pela alegria e emoção do primeiro centenário de Nossa Senhora de Fátima, celebramos o Dia das Mães, 14 de maio. Homenagens, preces, abraços, beijos e saudades fazem do Dia das Mães uma data sem igual.

Para muitos, muitas mães: a mãe celestial, a Virgem Maria, assunta aos céus; a mãe materna e terna, presente no lar; a mãe Igreja, acolhedora e servidora da Palavra de Deus; a mãe pátria, solidária e corresponsável pela segurança e bem estar de seus filhos, cidadãos. Todas são mães, mas somente uma é a mãe de todas: a Virgem Maria – “Mulher, eis aí o teu filho e, filho, eis aí a tua mãe” (cf Jo, 25-27). São muitos os seus filhos, contudo, muitas vezes, estes não se reconhecem como irmãos e irmãs, provocando, assim, o sofrimento uns dos outros. Em nossa cidade de São Paulo, na igreja e na sociedade, Maria continua a nos dizer: “Fazei tudo o Ele vos disser” (cf. Jo 2,5). N`Ela, todas as mães e, todos nós, filhos e filhas, encontramos consolo e segura esperança (cf. LG, n. 68-69). Maria é a mãe amorosa que neste Ano Mariano Nacional queremos honrar de todo o coração.

Nossas famílias, grupos de reflexão, movimentos, organismos, comunidades, instituições, paróquias e, individualmente, cada fiel, não pode- riam deixar passar essa oportunidade de “aprofundar a sua fé e a sua relação filial e eclesial com Maria, Mãe de Deus e nossa” (Carta Pastoral de Dom Odilo por ocasião do Ano Mariano Nacional), a partir dos evangelhos, da vida, missão e exemplos de Maria, seja pela oração do Rosário, do ofício divino, das romarias, da leitura da sagrada escritura, dos ensina- mentos da Igreja ou de tantas outras experiências de fé. Maria, por ser mãe de Deus e nossa, é também modelo para todo cristão católico. Por isso, é tão amada e querida por nós e, especialmente, pelas pessoas mais simples e humildes. Maria, Mãe amorosa, amparai-nos!

 

 

Dom Eduardo Vieira dos Santos

Bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé

Artigo publicado no Jornal "O SÃO PAULO" - Edição 24 de maio de 2017 (quarta-feira)