Secretários paroquiais refletem sobre o acolhimento na paróquia

A A
Assessor do Encontro, Padre Manoel da Conceição Quinta, enfatizou sobre a importância do acolhimento e seus valores perenes
Publicado em: 21/03/2018 - 13:00
Créditos: Redação
Centro de Pastoral da Região Sé

No dia 14, os secretários paroquiais se reuniram na Cúria da Região Sé para refletir sobre o acolhimento nas paróquias. 

A oração foi conduzida pelo Padre Aparecido Silva, Vigário-Adjunto da Região Episcopal Sé. Em seguida, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região, acolheu a todos, convidando-lhes a celebrar o sínodo arquidiocesano em âmbito paroquial. 

O Assessor do Encontro, Padre Manoel da Conceição Quinta, enfatizou sobre a importância do acolhimento na secretaria paroquial, destacando que o acolhimento fraterno possui valores perenes: educação, gentileza e honestidade. O trabalho na secretaria paroquial é missão, pois a ética, a cordialidade e o interesse se somam aos valores perenes do acolhimento fraterno. A secretaria paroquial é o cartão de visita da paróquia. 

Ele lembrou, ainda, que todas as pessoas gostam de ser acolhidas e bem tratadas, devendo ser esta uma premissa da secretaria paroquial. O atendimento vira acolhimento: não é “atender por atender”. 

O Assessor também deu dicas sobre as atitudes a serem evitadas no atendimento paroquial, tais como grosserias, indelicadezas, indiferença, gritos, ironia, humilhações por meio de palavras e desinteresse.

Padre Manoel Quinta também explicou sobre o vestuário, destacando a necessidade de ter decoro, conforme o local de trabalho, ter cuidado com a postura e expressão corporal, pois o corpo também fala.