Que vossa alegria seja completa

A A
<p>Todos buscam a alegria</p>
Publicado em: 27/02/2014 - 09:45
Créditos: jornal O São Paulo

Aproxima-se o carnaval, e já sentimos o clima de festa próprio deste tempo. Enquanto muitos vão às ruas, outros aproveitam para viajar, ou se recolher para descansar, fazer retiros ou encontros de reflexão e partilha da fé. Todos buscam a alegria.

As primeiras palavras que dão nome à exortação apostólica do Papa Francisco sobre a evangelização foram escolhidas certamente com a convicção de que “a alegria do Evangelho” tem a força para marcar a dinâmica necessária para um grande impulso missionário.

O filósofo e psicanalista argentino, Miguel Benasayag, que vive há muitos anos em Paris, e o professor de psiquiatria infantil e da adolescência, Gérard Schmit, da Universidade di Reims, fazem uma análise esclarecedora do nosso tempo (cf. M. Benasayag, G. Schmit, L’epoca delle passioni tristi, Feltrinelli, Milano, 2004). Eles pesquisaram o motivo que está por trás dos sintomas que percebem em seus consultórios. Em síntese, a grande maioria das pessoas que os procura não apresenta sofrimento de origem propriamente psicológica, mas refletem a tristeza difusa que caracteriza a nossa sociedade contemporânea, antiga por um sentimento permanente de insegurança e de precariedade. Sem promessa de futuro, o desejo se agarra ao presente. É preciso aproveitar hoje, porque não há perspectiva para amanhã.

Segundo o Papa Francisco, “o grande risco do mundo atual, com sua múltipla e avassaladora oferta de consumo, é uma tristeza individualista que brota do coração comodista e mesquinho, da busca desordenada de prazeres superficiais da consciência isolada” (EG,2). Mas o Papa fala também de cristãos que perderam o ânimo, “que parecem ter escolhido viver uma Quaresma sem Páscoa”, ou de evangelizadores “com cara de funeral” (EG, 10).

O reencontro com Cristo, fonte de toda alegria, é a fonte de um novo vigor espiritual e de uma nova fecundidade evangelizadora. “Sempre que procuramos voltar à fonte e recuperar o frescor original do Evangelho, despontam novas estradas, métodos criativos, outras formas de expressão, sinais mais eloquentes, palavras cheias de renovação significado para o mundo atual” (EG 11).

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé