PRIMEIRA REUNIÃO DO CLERO APÓS INÍCIO DA PANDEMIA

A A
DIA 23/09 - PRIMEIRA REUNIÃO DO CLERO APÓS INÍCIO DA PANDEMIA
Publicado em: 28/09/2020 - 14:30
Créditos: Redação

PRIMEIRA REUNIÃO DO CLERO APÓS INÍCIO DA PANDEMIA

Na quarta-feira, dia 23 de setembro, a partir das 08h30, no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Setor Pastoral Perdizes, os padres da Região Episcopal Sé estiveram reunidos para a primeira reunião do Clero, após o início da pandemia.

Com todos os cuidados exigidos pelos órgãos de vigilância sanitária, após um lanche iniciou-se a reunião às 09h, com a presença de 70 padres e com a oração conduzida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal para a Região Sé. Após a oração passou a palavra ao Pe. José Arnaldo Juliano dos Santos, Teólogo-Perito do Sínodo Arquidiocesano, Pároco da Paróquia São Cristóvão e também Capelão da Igreja Santo Antonio de Sant’Anna Galvão, o Mosteiro da Luz, que falou sobre o Sínodo Arquidiocesano, destacando que o Sínodo não acabou, tendo a retomada e continuidade dos trabalhos, tão logo seja possível.

O encontro do Clero contou ainda com a participação de Dom Odilo Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, que, logo após a palavra do Pe. José Arnaldo, explanou assuntos sobre esse período de pandemia, indagando sobre as Paróquias que já estão com Missas presenciais e que podem fazê-lo tomando todos os cuidados e exigências. Ressaltou que durante essa pandemia a Família, como Igreja Doméstica, que é a Base da vida da Igreja, se fortificou, pois na impossibilidade de irem para a igreja, muitas famílias passaram a rezar juntos, destacando o trecho da Bíblia que confirma isso: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20).

Em outro momento, Dom Odilo ressaltou também, sobre os muitos casos de suicídio que aconteceram nesse período de pandemia, indagando aos padres presentes, quais ficaram sabendo ou vivenciaram esse quadro no território de suas paróquias, sendo que alguns dos  párocos presentes relataram essa realidade entre seus paroquianos, além do grande número de casos  de depressão também. Dom Odilo pediu então, que os padres fiquem atentos e tenham muita dedicação e assistência aos casos, oferecendo ajuda para que essas pessoas possam sair desse quadro, desse estado doentio. Destacou ainda, sobre esse assunto, que fiquem atentos também entre eles mesmo, os próprios padres.

Teve a palavra também, o Pe. Lorenzo Nachelli, Coordenador do Projeto Animando a Esperança, que explicou sobre o projeto e pedindo que os padres lancem os dados sobre as doações efetuadas por suas Paróquias, durante o período da pandemia, bem como também, deem continuidade aos lançamentos para os períodos seguintes, destacando a importância do projeto, no sentido de mostrar a atuação da Arquidiocese nos trabalhos de assistência aos mais necessitados.

Ao final do encontro, os padres puderam comemorar os aniversariantes do mês junto com Dom Odilo, pelo seu aniversário natalício do dia 21/09, cantando um parabéns e cortando um delicioso bolo.

Informações: Centro Pastoral Sé

Fotos: Centro Pastoral, mais colaboradores