POR VIDEOCONFERÊNCIA

A A
SEGUE IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DO MENOR NAS PARÓQUIAS DA REGIÃO SÉ, MESMO POR VIDEOCONFERÊNCIA
Publicado em: 08/06/2020 - 16:00
Créditos: Redação

SEGUE IMPLANTAÇÃO DA PASTORAL DO MENOR NAS PARÓQUIAS DA REGIÃO SÉ, MESMO POR VIDEOCONFERÊNCIA

No último dia 03/06, foi realizada uma videoconferência entre os coordenadores dos trabalhos da Pastoral do Menor na região Sé.

A coordenadora Regional da Sé, Irmã Josefa Ferreira de Medeiros, e seu vice, Robson Batista, propuseram a reunião com todos os coordenadores e líderes para alinhar os trabalhos da Pastoral do Menor e avaliar as ações nesse período de pandemia nas paróquias, que hoje conta com grupos formados: Paróquias Nossa Senhora da Paz, Santa Cecília, Nossa Senhora da Imaculada Conceição e Santa Ifigênia e Paróquia Nossa Senhora da Consolação.

A proposta inicial foi apresentar os participantes dos projetos e permitir a troca de experiências no processo de implantação nas paróquias.

Para os missionários, é preciso desenvolver um trabalho de continuidade que atenda também familiares de crianças, adolescentes e jovens, fortalecendo o vínculo família-igreja, resgatando a cidadania, autoestima e confiança no processo de desenvolvimento pessoal e social. “Com humanidade, é preciso orientações e suporte preventivo e, nesse caso, é necessário falar a mesma linguagem, respeitando as especificidades de cada território pastoral, tendo uma visão coletiva e não individualista”, expressou o grupo.

Com foco no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens que se encontram nos arredores das comunidades, em situação de vulnerabilidade, o projeto da Pastoral do Menor nas paróquias visa acolher e resgatar as famílias para partilhar a sua inclusão na sociedade por meio de projetos sociais com orientação psicológica, jurídica, médica, aulas de canto, dança, música, esporte, ballet, judô, coral, circo, basquete, futebol, inglês, artes, etc.

Foi apresentada e defendida pela Ir. Josefa, bem como considerada importante pelos coordenadores paroquiais, a necessidade de criação do CEDECA (Centro de Defesa da Criança e do Adolescente) na Região Sé, para que seja possível prestar um atendimento de qualidade aos que são infratores, aos que estão em área de risco e àqueles que retornam da Fundação Casa para a sociedade. Também foi relatada a urgência de buscar profissionais nas áreas de assistência social e psicologia para prestar apoio ao trabalho e às crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

Neste período de quarentena, as atividades estão limitadas, mas algumas ações despontam, como iniciativas de aulas online pelos missionários da Paróquia Santa Cecília, levando judô e ballet para alguns jovens, grupos de orações e fornecimento de cestas básicas solidárias.

Informações: Pastoral do Menor Região Sé