Por um olhar da Igreja nos rumos da cidade

A A
Publicado em: 12/03/2015 - 16:00
Créditos: Edição nº 3041 do Jornal O SÂO PAULO - página 13

No próximo dia 15, pessoas que votam na cidade de São Paulo poderão eleger parte dos 60 integrantes do Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano.
Instituído em 2002, pela lei nº 13.430, o CMPU tem, entre outras atribuições, a missão de debater a política urbana do município e as questões relativas ao Plano Diretor Estratégico, acompanhar a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento Urbano, e atentar-se à ação dos conselhos municipais nas políticas de transporte, habitação, meio ambiente, paisagem urbana, uso do solo, e proteção ao patrimônio histórico e cultural.

Pela primeira vez, o CMPU terá representação para o segmento Entidade Religiosa. Diante disso, a Arquidiocese de São Paulo apresentou a candidatura de Irene Brito, 49, atuante na Pastoral da Moradia, que terá como suplente Iracema da Silva, 73, da Pastoral da Ecologia. A chapa que compõem, a de nº 51, concorre com a de um templo de umbanda.

“A participação da Igreja neste conselho permitirá que haja uma visão mais humana nas discussões das políticas urbanas. O que farei, se eleita, é trazer à sociedade e para o âmbito da Igreja as discussões que acontecerem no Conselho. Sou participante do Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese e sei que no que se refere às políticas urbanas há muitas questões que têm haver com as pastorais sociais”, afirmou Irene ao O SÃO PAULO.

Como votar

As eleições do CMPU serão no dia 15, das 9h às 17h, nos mesmos locais de votação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). No site www.gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br, é possível descobrir onde votar, conforme a seção eleitoral em que se está cadastrado.

No dia de votação, será preciso comparecer com o título de eleitor e um documento oficial com foto. O voto deve ser dado em apenas uma chapa entre dos vários segmentos existentes. O resultado final das eleições será publicado no Diário Oficial da Cidade no dia 24 deste mês.

“Vejo muitos católicos reclamando, com razão, sobre a qualidade dos serviços públicos na cidade, mas é preciso fazer alguma coisa. Como católico, a gente não tem que ser o sal da terra? Eis um bom motivo para participar dessa votação”, comentou Irene.

A formação do conselho

- O CMPU é composto por 60 membros:

26 são indicados pela prefeitura;

12 representam outros conselhos municipais;

22 são eleitos em votação da população;

* Quando o número de candidatos é igual ou inferior ao de vagas, são estes eleitos automaticamente. Isso se deu este ano para os segmentos de Setor Empresarial (4 vagas); Entidades Profissionais (1 vaga); Trabalhadores (1 vaga); Movimentos Ambientalistas (2 vagas); Movimentos de Mobilidade Urbana (1 vaga) e Movimentos Culturais (1 vaga);

* Para os demais segmentos, haverá a eleição no dia 15: Movimentos de Moradia (4 vagas); Associações de Bairro (4 vagas); Entidades Acadêmicas e de Pesquisa (2 vagas); Organização não governamental – ONG (1 vaga); e Entidade Religiosa (1 vaga)

Daniel Gomes

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tags