‘O que podemos realizar para que o Teu Reino cresça na cidade de São Paulo?’

A A
Abertura do Sínodo em 2019
Publicado em: 15/04/2019 - 11:45
Créditos: Redação

‘O que podemos realizar para que o Teu Reino cresça na cidade de São Paulo?’

O salão principal do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Setor Perdizes, ficou lotado com as mais de 300 pessoas que participaram, na manhã do sábado, 30 de março, da abertura regional do sínodo arquidiocesano na Região Sé. Animou a abertura o Coral da Paróquia Nossa Senhora do Brasil, no Setor Jardins.

O primeiro momento foi a apresentação, feita pelo Cônego Sergio Conrado, dos dados obtidos na pesquisa de campo aplicada no ano passado. Na sequência, o Padre Manoel Quinta abordou as sínteses das assembleias paroquiais realizadas durante a primeira fase do sínodo, em 2018. Logo depois, Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, expôs os principais pontos do regulamento do sínodo e reforçou a importância de segui-los à risca. Também o Padre José Arnaldo Juliano dos Santos, Teólogo-Perito do sínodo arquidiocesano, explicou as dinâmicas das sessões da assembleia regional que acontecerão neste ano.

NA CAMINHADA SINODAL COM O ESPIRÍTO SANTO

Após as explanações, Dom Eduardo conduziu a celebração de abertura no Santuário, com a participação do clero atuante na Região Sé.

O Bispo definiu a ocasião como um momento de escuta da Palavra, de oração e de gratidão, e exortou os padres, religiosos e fiéis a invocar o Espírito Santo para que continue a conduzir a caminhada sinodal nesta sua nova fase.

“Somos convidados pela Igreja em São Paulo a – humildemente, batendo no peito – dizer ‘aqui estamos, Senhor’. Queremos escutar a Tua Palavra, a Tua voz: o que queres de nós? O que podemos realizar para que o Teu Reino cresça na cidade de São Paulo?”, disse.

DISPOSTOS A SERVIR

Dom Eduardo classificou como uma árdua missão a evangelização na cidade, diante dos problemas que se apresentam na vida das pessoas, mas que essa missão evangelizadora é tarefa de todos os cristãos: “A Arquidiocese precisa de cada um, de cada uma de nós, para cumprir bem a sua missão. Ninguém é dispensável”, afirmou, ressaltando que a graça de Deus concede todos os meios para responder ao Seu desejo de amor e de realizar a Sua vontade na cidade.

“Queridos irmãos e irmãs, apresentemos a Deus a nossa gratidão por pertencer a esta Igreja, por pertencer a esta pequena porção do povo de Deus. Apresentemos nossa vontade de servir da melhor forma, e dizer a Ele, ‘Senhor, aqui estou, seja feita a Tua vontade’”, continuou.

Associando o sínodo ao tempo da Quaresma, Dom Eduardo falou sobre a necessidade de abertura de coração e de espírito para que o Senhor aja por meio de cada um, “dando, assim, a esta cidade e a esta Arquidiocese de São Paulo, os mais gloriosos frutos do seu amor, da sua graça, da sua paz”.

(Apuração: Lívia Miranda) (Edição: Daniel Gomes) (Fotos: Flávio Souza)