O DESAFIO DE CAMINHAR JUNTOS

A A
QUARTA SESSÃO DA ASSEMBLEIA SINODAL - O DESAFIO DE CAMINHAR JUNTOS
Publicado em: 21/10/2019 - 13:45
Créditos: Redação

QUARTA SESSÃO DA ASSEMBLEIA SINODAL - O DESAFIO DE CAMINHAR JUNTOS

No último sábado, 19 de outubro, Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Sumaré, realizou-se o quarto momento do Sínodo, que encerra as sessões deste que foi o segundo ano da caminhada sinodal de âmbito regional. Nele as muitas propostas começam a tomar corpo e, com o esforço da comissão sinodal, foram condensadas e organizadas para a apreciação e olhar crítico da assembleia, a partir de seis eixos já conhecidos, derivados da realidade já detectada anteriormente nos planos pastorais da Arquidiocese. São eles: “Igreja em estado permanente de missão”; “Igreja: Casa de iniciação à vida cristã”; “Igreja: Comunidade animada pela Palavra de Deus”; “Igreja: comunidade de comunidades”; “Igreja: misericordiosa a serviço da vida plena para todos”; “Igreja: família de famílias”.

Em cada um destes eixos foram apresentadas três propostas, resultado de todo o material coletado e apresentadas à assembleia presente para comentários e intervenções, sendo que todos os presentes deveriam escolher por consenso uma das três propostas para que a comissão pudesse sentir as que receberam maior acolhimento do público.

Esta forma de decisão por consenso exigiu de todos nós presentes um esforço de aproximação, de testar nossa dimensão de Igreja. Expôs diferenças na vivência da fé católica sem excluir uma certa tensão entre grupos. Mas isso só aconteceu porque saímos de nossa convivência de origem, em nossas comunidades, pastorais, paróquias e nos encontramos com o outro irmão mais distante. Nossa obediência cristã foi desafiada. Nossas convicções colocadas a prova em relação ao todo. Também foi o momento de nossos pastores do clero sentirem pulsar o coração do seu rebanho.

O momento celebrativo destacou a leitura de João 17 em que Jesus consagra os apóstolos na Verdade e faz uma oração ao Pai por eles. Dom Eduardo, em sua reflexão a respeito deste evangelho, ressalta o quão desafiador é viver a unidade apesar das diferenças. Mas se deixarmos um verdadeiro espaço para o Espírito Santo e também para o irmão que caminha conosco acharemos um caminho possível para que a missão aconteça.  Vivermos separados não é uma opção. E mesmo juntos a resposta precisa ser construída em oração e com olhos fixos em Jesus. Esta é nossa identidade e verdadeira natureza.

Por fim, Dom Odilo encerrou a manhã nos exortando a ter paciência no caminho, pois ele é longo e o importante é que tudo tem seu momento. Antes da ação é preciso confiar no processo, sempre desafiador, de tomada de consciência, de conversão para a missão. Afinal a missionariedade, que é a essência da proposta cristã, exige esta premissa. Nosso bispo também colocou em termos práticos que estamos no ponto em que encerramos o tempo preparatório e que temos nas mãos um bom número de propostas concretas que, no ano que se segue, deverão ser depuradas para que, através da continuidade do trabalho sinodal, se transformem em boas propostas a serem colocadas em prática. Ou seja, quando terminarmos o processo do sínodo o trabalho estará apenas começando. E encerrou lembrando que a nós, que somos Igreja, Jesus nos chama de amigos, pois nos deu a conhecer todos os mistérios de Deus e é assim que devemos nos compreender enquanto partícipes deste chamado.

Colaboração: Ana Cristina Paula Lima – Pascom Sé