Música litúrgica é tema de formação

A A
<p>Os agentes pastorais refletiram sobre o tema do canto litúrgico&nbsp;</p>
Publicado em: 07/03/2014 - 09:30
Créditos: Jornal O São Paulo

A Região Episcopal Sé realizou o primeiro Encontro de Formação Litúrgica de 2014, nos dias 25 e 26, na Paróquia Imaculado Coração de Maria, no Setor Santa Cecília. Os agentes de pastoral refletiram sobre o tema do canto litúrgico, proposto para as seis regiões episcopais pela Comissão Arquidiocesana de Liturgia. O encontro foi assessorado por Márcio de Almeida, professor, músico e liturgista, membro do Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard e da Equipe de Reflexão de Música Litúrgica da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Logo no inicio, o assessor fez uma dinâmica com os participantes para que recordassem e compartilhassem as músicas que marcaram suas experiências de vida, com o objetivo de ressaltar o significado da música na vida do ser humano. “A música, a mais espiritual de todas as artes, tem tudo a ver com essa experiência. Que coisa, mais que o canto em uníssono, acompanhado dos toques e sons sugestivos de instrumentos e realçado pela força comunicativa da dança, poderá nos transportar a esses mundos recônditos e nos fazer experimentar juntos o invisível, o inefável, levando os corações a vibrar juntos por aquelas razões que a própria razão desconhece? ’”.

Márcio de Almeida explicou que a tradição musical da Igreja é um tesouro de inestimável valor, que excede todas as outras expressões de arte, sobretudo porque o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da liturgia solene. “Acima de tudo, o canto é atividade essencialmente comunitária. A expressão musical só se realiza plenamente no contexto de uma comunidade. A comunidade faz o cantar, e o cantar faz a comunidade”.

Para Pe. Helmo César Faccioli, coordenador da Comissão Regional de Liturgia, esses encontros têm uma finalidade formativa e multiplicativa, uma vez que os participantes se preparam e, depois socializam o conhecimento em suas paróquias e comunidades. “Ainda celebramos os 50 anos do primeiro documento do Concílio Vaticano 2º, a Sacrosanctum Concilium, que fala justamente sobre a necessidade de uma participação litúrgica ativa, consciente, piedosa e frutuosa”.

Já foram definidos os próximos encontros formativos: 6 e 7 de maio, 26 e 27 de agosto, e 21 e 22 de outubro.

Pastoral da Saúde
Também na Paróquia Imaculado Coração de Maria, aconteceu, no dia 22, a primeira reunião da Pastoral da Saúde da Região Sé, em 2014. O encontro contou com a presença de agentes dessa pastoral e de seu coordenador arquidiocesano, Pe. Edson Jorge Feltrin, e do coordenador regional, Pe. Luciano Naves. O tema principal da reunião foi “Atualidades das três dimensões da Pastoral da Súde”, que são: “escuta, acolhida e participação”.

Também houve discussões sobre o acompanhamento dos idosos e as práticas integrativas no Sistema Único de Saúde (SUS), bem como sua inserção nas paróquias