MISSA DE ABERTURA

A A
SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA
Publicado em: 12/08/2019 - 14:15
Créditos: Redação

No sábado, 10/08, às 16h, no Mosteiro da Luz, aconteceu a Missa de abertura da Semana Nacional da Família com a presença de várias pessoas e famílias representando nossas Regiões Episcopais da Arquidiocese de São Paulo , testemunharam o “ser família na cidade de São Paulo” na Celebração presidida por Dom Sérgio de Deus Borges, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Santana, nomeado Bispo pra a Diocese de Foz do Iguaçu (PR), e concelebrada pelos Padres Zacarias José de Carvalho Paiva, Reitor do Santuário Nossa Aparecida, da Região Episcopal Ipiranga e Padre José Roberto, Coordenador de Pastoral da Região Episcopal Sé, em comemoração à Semana Nacional da Família, cujo tema “A Família como vai?” recordou-se os 25 anos da Campanha da Fraternidade de 1994 e destacou-se a importância da Família e o verdadeiro sentido da instituição familiar, a responsabilidade  e a missão da paternidade responsável e que os cônjuges reconheçam plenamente os próprios deveres para com Deus e com a Igreja, construindo e trilhando os caminhos dos filhos nos preceitos da Igreja, fazendo de suas próprias casas a Igreja doméstica.

Após a Missa que foi transmitida pela Rádio 9 de Julho, aconteceu o emocionante Abraço Simbólico ao Mosteiro da Luz.

Colaboração: Casal Idivaldo e Maria Lúcia Gramigna – Coordenadores da Pastoral para a Vida e a Família na Região Sé

Créditos das Fotos: Pe. José Roberto Pereira

 

...E A FAMILIA COMO VAI? E.C.C.

Trecho do Boletim da Região Episcopal Sé na Radio 9 de Julho em 14 de agosto - Colaboração: Ruy Halasz

Nesta Semana Nacional da Família, relembrando e atualizando o tema campanha da fraternidade de 1994, com a pergunta ‘E a Família Como Vai?’, é importante comentar sobre um movimento-serviço-escola que no próximo ano estará completando 50 anos de existência e já alicerçou milhões de famílias no Brasil e exterior.

O Encontro de Casais com Cristo.

O movimento foi criado e formatado pelo Padre Camiliano Alfonso pastore nos anos 70 quando era Pároco de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, no Setor Perdizes em nossa Região Episcopal Sé.

O primeiro encontro foi realizado no mês de abril de 1970 com a presença de 20 casais. O movimento cresceu e se espalhou por dezenas de paróquias da Arquidiocese de São Paulo, foi para o Rio de Janeiro e hoje de Manaus a Porto Alegre, os casais encontreiros e encontristas vibram de alegria ao se doarem através da proposta do E.C.C., levando Jesus Cristo vivo para o seio de suas famílias. O E.C.C. já teve a participação de mais de 3 milhões de casais desde a realização do primeiro encontro nos anos 70. Em nossa cidade está presente em 89 paróquias e no Brasil em torno de 800.

E no mês de julho passado aconteceu em Brasília o 22º Congresso Nacional do E.C.C..

Além de São Paulo, todos os estados do Brasil estavam representados no evento, contando até com uma comitiva do Canadá. “O tema do Congresso foi Evangelização, Formação e Missão: a Caminho dos 50 anos” e teve a participação de 300 casais, 280 padres e 22 bispos de todas as partes do Brasil. nossa Região Sé foi representada pelo frei Wilson Batista Simão, pároco de Santo Antonio do Pari do setor Bom Retiro e diretor espiritual do E.C.C. na Região Sé que declarou:

“Somos uma grande família irmanada pelo mesmo ideal a serviço do sacramento da família e da igreja.Percebemos a importância de que nossas famílias tomem sempre mais consciência de sua grande missão num mundo cada vez mais fragmentado e individualizado. Pregar a possibilidade da vida de casal, da beleza do matrimônio e da sacralidade da família é sinal de profecia e ousadia em nossos dias. Que Deus e Santo Antônio abençoem nossos casais e fortaleçam a missão da família neste tempo”.

Você casal, casado em primeira união na Igreja Católica, pode fazer sua inscrição e participar. Em nossa Região o E.C.C. está ativo nas seguintes Paróquias: São Joaquim e Nossa Senhora do Carmo do Setor Aclimação, Santíssimo Sacramento do Setor Paraíso, São Luiz Gonzaga do Setor Santa Cecília, Nossa Senhora Acheropita do Setor Cerqueira Cesar, Nossa Senhora do Rosário de Pompeia do Setor Perdises, São Paulo da Cruz (Calvário) do Setor Pinheiros, Santa Tereza de Jesus do Setor Jardins, Sagrado Coração de Jesus e Santo Antônio do Pari do Setor do Setor Bom Retiro.

Padre Afonso Pastore partiu para a casa do Pai em Março de 2000, deixando esse legado para toda a família brasileira. O Encontro de Casais com Cristo.