Mensagem para a JMJ de 2014

A A
<p>Todos os anos, a Igreja realiza uma Jornada Mundial da Juventude, no domingo de Ramos.</p>
Publicado em: 11/02/2014 - 14:30
Créditos: jornal O São Paulo - Ed. nº 2989

Todos os anos, a Igreja realiza uma Jornada Mundial da Juventude, no domingo de Ramos. O Papa escreve uma mensagem especial para este dia, e o papa Francisco acaba de lançar sua mensagem para a JMJ deste ano de 2014, com o tema “Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu” (Mt 5,3)

As Bem-aventuranças são um caminho de vida que o próprio Cristo percorreu, pois, “em toda a sua vida, desde o nascimento da gruta de Belém até a morte na cruz e à ressurreição, Jesus encarnou as Bem-aventuranças. Todas as promessas do Reino de Deus se cumpriram n’Ele”. Jesus convida-nos a segui-lo neste caminho de amor.

Esse modo de felicidade apontado por Jesus traz uma novidade revolucionária, e se opõe àquele que é transmitido habitualmente pela mentalidade dominante em nosso mundo atual. Na lógica deste pensamento, os que Jesus proclama felizes são considerados “perdedores”, fracos. A proposta de Jesus se torna, portanto, um desafio de fé e exige uma resposta de coragem na busca da felicidade. “Num tempo em que se é atraído por tantas aparências de felicidades, corre-se o risco de contentar-se, com um pouco, com uma ideia ‘pequena’ da vida. Vós, pelo contrário, aspirai a coisas grandes! Ampliai os vossos corações!”.

Mas como transformar esta pobreza em estilo de vida? O Papa responde indicando três pontos: ser livre em relação às coisas, converter-nos em relação aos pobres, e aprender da sabedoria dos pobres.

Enfim, o Papa aprofunda o motivo da felicidade dos pobres de espírito: ‘porque deles é o Reino do Céu’: “Jesus é o Reino de Deus em pessoa, é Deus conosco. E é no coração do homem que se estabelece e cresce o Reino, o domínio de Deus”. Por isso, há uma ligação profunda entre pobreza e evangelização. E aqui o Papa retoma o mandato da última JMJ: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”.

O Papa lembra também que, no próximo mês de abril, comemoramos o 30º aniversário da entrega aos jovens da Cruz do Jubileu da Redenção, e que, no segundo domingo de Páscoa, será canonizado João Paulo 2º, o qual será proclamado “grande patrono das Jornadas Mundiais da Juventude”.

A mensagem encerra-se lembrando “o Magnifcat, o cântico de Maria, pobre em espírito, que é também o canto de quem vive as Bem-aventuranças”. “A alegria do Evangelho brota dum coração pobre, que sabe exultar e maravilhar-se com as obras de Deus, como o coração da Virgem, que todas as gerações chamam ‘bem-aventurada’”.

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB
Bispo Auxiliar de São Paulo
Vigário Episcopal da Região Sé