Mensagem de Dom Tarcísio Scaramussa à Diocese de Santos

A A
<p>''Ao abrir o coração para acolher está missão, pensei em todos vocês, e na realidade desta igreja de Santos e de todo o povo que reside no território desta diocese''.</p>
Publicado em: 21/07/2014 - 09:30
Créditos: Arquidiocese de São Paulo

Saudação à Diocese de Santos

Dom Jacyr Francisco Braido,
padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas, e todos os fiéis leigos e leigas

São Paulo, 16 de julho de 2014

Caríssimos irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

Imagino que estejam surpresos, como eu também, com a nomeação do Papa Francisco, que me envia como Bispo Coadjutor para a Diocese de Santos.

Tomo as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo para expressar o significado deste fato para mim: “Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério... E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo... Eis uma verdade absolutamente certa e merecedora de fé: Jesus Cristo veio a este mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o primeiro. Se encontrei misericórdia, foi para que em mim primeiro Jesus Cristo manifestasse toda a sua magnanimidade e eu servisse de exemplo para todos os que, a seguir, nele crerem, para a vida eterna” (1 Tim 1,12.14-16).

Ao abrir meu coração para acolher esta missão, pensei em todos vocês, e na realidade desta Igreja de Santos e de todo o povo que reside no território desta diocese, católicos e outros irmãos que encontramos em nossa missão de evangelização. Cresceu imediatamente em mim o desejo de conhecê-los. Por enquanto estou lançando-me na busca da fé, como Abraão, que “partiu sem saber para onde ia” (Hb 11,8), mas com toda confiança no Senhor!

Tenho certeza de encontrar o Cristo com vocês e entre vocês, e continuar vivenciando esta realidade que ilumina toda a vida cristã e que procuro expressar no meu lema episcopal: “E habitou entre nós”!

Saúdo-os fraternalmente, no momento em que assumo esta missão de Bispo Coadjutor. Confio em vocês e em suas orações, para que eu possa ser um Bom Pastor segundo o coração de Jesus Cristo. Farei de tudo para que o meu serviço seja motivo de alegria, na certeza de que o Senhor está perto.

Confio minha vida e missão à proteção de Maria, Mãe de Deus e Mãe da Igreja, Senhora do Rosário, como é invocada particularmente na Diocese de Santos.

Abraço-os com afeto fraterno em Cristo,


Dom Tarcísio Scaramussa, SDB