membro do Conselho para a Economia

A A
Papa nomeia Cardeal Scherer membro do Conselho para a Economia
Publicado em: 06/08/2020 - 13:15
Créditos: Redação

Papa nomeia Cardeal Scherer membro do Conselho para a Economia

O Papa Francisco incluiu nesta quinta-feira, 6, novos membros do Conselho para a Economia. Dentre eles, está o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Também foram nomeados para o organismo outros 12 membros: os Cardeais Péter Erdő, Arcebispo de Esztergom-Budapeste (Hungria); Gérald Cyprien Lacroix, arcebispo de Québec (Canadá); Joseph William Tobin, Arcebispo de Newark (EUA); Anders Arborelius, bispo de Estocolmo (Suécia); e Dom Giuseppe Petrocchi, Arcebispo de Aquila (Itália). Também passam a integrar o conselho os leigos Charlotte Kreuter-Kirchhof, Eva Castillo Sanz, Leslie Jane Ferrar, Marija Kolak, Alberto Minali, María Concepción Osákar Garaicoechea, e Ruth Maria Kelly.

O Conselho para a Economia foi instituído pelo Papa Francisco em 24 de fevereiro de 2014, por meio da Carta Apostólica Fidelis dispensator et prudens, com a tarefa de supervisionar a gestão econômica e as estruturas e atividades administrativas e financeiras dos Dicastérios da Cúria Romana, das Instituições ligadas à Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.

O Conselho é composto por quinze membros, dos quais oito são escolhidos entre cardeais e bispos, de modo a refletir a universalidade da Igreja, e sete são especialistas de várias nacionalidades, com competência financeira e profissionalismo reconhecido.

O Arcebispo de Munique e Freising, na Alemanha, Cardeal Reinhard Marx, permanece como coordenador do órgão. O Arcebispo de Durban, na África do Sul, Cardeal Wilfrid Foix Napier, também permanece como membro até completar 80 anos.

O Conselho para a Economia exerce suas funções à luz do Evangelho e de acordo com a Doutrina Social da Igreja. Ademais, atem-se às melhores práticas internacionalmente reconhecidas em matéria de administração pública, com o objetivo de uma gestão financeira e administrativa ética e eficiente.

ATIVIDADES NA CÚRIA ROMANA

Criado Cardeal da Igreja em 24 de novembro de 2007, pelo hoje Papa Emérito Bento XVI, Dom Odilo já foi membro de diversos organismos da Cúria Romana, como o Pontifício Conselho para a Família (de 2009 a 2016); a Pontifícia Comissão Cardinalícia de Vigilância sobre o Instituto para as Obras de Religião – IOR (2009 a 2014); e do Conselho Ordinário do Sínodo dos Bispos (2008 a 2015).  

Atualmente, o Cardeal Scherer também é membro da Congregação para o Clero (desde 2008); da Congregação para a Educação Católica (desde 2013); da Pontifícia Comissão para a América Latina (desde 2009); e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização (desde 2010).

(Com informações de Vatican News)

Fonte:

https://osaopaulo.org.br/noticias/

https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020