Mais de 500 conventos italianos orarão pelos jovens durante a JMJ de Cracóvia

A A
Religiosos rezam pelos jovens durante a JMJ 2016
Publicado em: 27/06/2016 - 10:30
Créditos: www.gaudiumpress.org/content/80099

Ainda que não participem fisicamente, centenas de religiosas estarão presentes com sua oração na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que se celebrará em Cracóvia no final de julho.

O Serviço Nacional da Pastoral Juvenil da Igreja Católica Italiana convidou a mais de 500 mosteiros femininos a unirem-se a partir de suas orações aos peregrinos que se encontrarão na cidade polonesa com o Santo Padre Francisco. O sinal deste gesto é um círio com o logo da JMJ 2016, que se acenderão nos conventos durante os dias da jornada.

"Temos o desejo de que os dias da JMJ possam ser vividos a partir da comunhão de toda a Igreja italiana. Em particular, temos podido acompanhar aos jovens na oração, com o fim de que o Senhor possa cumular sobre eles seus dons (...) Por esta razão temos convidado a todos os mosteiros da Itália a compartilhar este sinal: a comunidade poderá reunir-se em torno do círio da JMJ para dedicar intenções de oração particulares pelos jovens reunidos em Cracóvia", assinalam a partir do Serviço Nacional de Pastoral Juvenil.

"Com a intercessão de São João Paulo II e Santa Faustina Kowalska, os santos padroeiros desta jornada mundial, oraremos para que todos os peregrinos possam encontrar uma ocasião fecunda para viver sua juventude 'misericordiosos como o Pai'", acrescentam.

A partir do Serviço Nacional e as pastorais juvenis diocesanas já tem sido entregues os círios da JMJ em cada um dos conventos, que o têm recebido com agrado e acolhido imediatamente este convite.

Como assinalou a Madre Amata, Carmelita Descalça e religiosa de clausura, cujo mosteiro se encontra na Diocese de Alessandria: "Quero agradecer-lhes por este círio que nos foi presenteado e que nós acenderemos durante nossa oração no curso da Jornada Mundial da Juventude, de modo que nos uniremos a vocês espiritualmente. Aqui estaremos próximas e os acompanharemos nesta experiência".

A Madre também dirigiu uma mensagem aos jovens italianos que viajarão para Cracóvia: "Esperamos que seja verdadeiramente uma experiência de graça, sobretudo de encontro com a misericórdia de Deus, porque o Senhor te espera (...) O encontro com a misericórdia, o encontro profundo com a verdade de nós mesmos e com a verdade em pessoa que é Jesus. Ele te conhece no profundo quando te olha com o olhar da misericórdia; de uma parte te faz ver a miséria, a fragilidade e ao mesmo tempo te faz sentir que é ali -na debilidade, na miséria-, que sois verdadeiramente amado".

Outra religiosa, desta vez de um Mosteiro em Ascoli Pieceno, também manifestou sua alegria ao poder se unir à JMJ a partir da oração: "Estou muito contente em poder comunicar-me com vocês. Quero estar também presente na Jornada Mundial da Juventude. Eu estive em três. É uma experiência belíssima, onde se experimenta a beleza de estar juntos, de compartilhar, de proximidade com Jesus (...) Oraremos por vocês a cada dia, acenderemos este círio, e enquanto a cera se consome, oraremos ao Senhor para que Ele os possa consumir com seu amor e lhes faça sentir a beleza de serem amados e de amar. Boa viagem!".

Tem sido um caminho longo de preparação o que viveram os jovens italianos, que serão um dos grupos mais numerosos no evento mundial. O Serviço Nacional de Pastoral Juvenil dispôs de um website com informações completas sobre a JMJ de Cracóvia. Ali se encontram vários subsídios, assim como informação sobre o evento que iniciará já dentro de um mês. Inclusive o grupo italiano conta com seu próprio kit de peregrino que contêm a Cruz de São Damião, uma lanterna, um rádio, a bandeira italiana e um gorro. (GPE/EPC)

Redação