Jovens levam fé e solidariedade na Missão Thalita Kum

A A
<p>A edição 2014 contou com o apoio da Comunidade Aliança de Misericórdia, evangelizando as praças da Sé e do Patriarca</p>
Publicado em: 07/01/2015 - 14:00
Créditos: Edição nº 3033 a do Jornal O SÃO PAULO – página 24

O Cardeal Odilo Pedro Scherer presidiu no dia 20 de dezembro, na praça da Sé, uma das missas da Missão Thalita Kum. A edição do evento em 2014, organizado pela Comunidade Aliança de Misericórdia, aconteceu entre os dias 15 e 21 de dezembro, tendo como pontos principais de evangelização as praças da Sé e do Patriarca, além de evangelizações nas ruas, ônibus, hospitais, praças, presídios e unidades da Fundação Casa. A programação do evento se estendeu disseminando valores e práticas cristãs, com missas, confissões e adoração eucarística também nas praças.

“A missão tem essa bela iniciativa com o objetivo de chegar ao coração de tantas pessoas. Nossa cidade é grande, é distraída. Se olharmos ao redor, não há muitos sinais de Natal a não ser um comércio forte”, afirmou Dom Odilo, ressaltando a importância do testemunho dos jovens na Missão. “Vocês estão fazendo acontecer o Natal de Jesus na cidade, são um sinal do que é verdadeiramente um Natal para esta cidade, sobretudo para as pessoas que mais precisam ouvir essa Boa Nova, que são alcançadas por vocês de muitas formas”, acrescentou.

Mutirão

Junto com a Missão, aconteceu o Mutirão de Integração e Restauração (M.I.R.) na Favela do Moinho, local que a Aliança mantém trabalhos há vários anos. Foram oferecidas oficinas com foco no design social e na conscientização sustentável, além das tradicionais reformas dos ambientes da favela e barracos.

A ação também contou com atendimento médico, distribuição de alimentos e ajuda na higienização dos assistidos. O ápice desse trabalho foi no dia 20, quando aconteceu uma Festa de Natal para a população em situação de rua na região da “Cracolândia”.

A Missão Thalita Kum, expressão hebraica que significa “Jovem, levanta-te”, acontece desde 2001 por parte da Comunidade Aliança de Misericórdia. No ano de 2007, essa iniciativa ganhou forças tendo parceria com o Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo, tornando-se, então, parte do calendário geral de eventos. Depois disso, outros movimentos e comunidades se uniram a essa causa proporcionando maior alcance da Missão.

Fernando Geronazzo