Itelse: formação para compreender as dimensões e orientações da Teologia

A A
<p>As aulas começam no dia 2 de março, sempre oferecendo um caminho para a formação pastoral e facilitar orientações da Teologia</p>
Publicado em: 07/01/2015 - 14:00
Créditos: Edição nº 3033 a do Jornal O SÃO PAULO – página 21

O Instituto de Teologia da Região Episcopal Sé (Itelse) está com as inscrições abertas para o ano letivo de 2015. As aulas começam no dia 2 de março.

Há 38 anos, o Itelse oferece um caminho de formação pastoral para facilitar a compreensão das várias dimensões e orientações da Teologia no que diz respeito à linguagem, aos métodos e à sua importância na reflexão e na vida prática da Igreja e da sociedade.

Padre Sérgio Bradanini, diretor do Instituto, destaca o valor do estudo teológico para os leigos. “Recordemos que o Documento de Aparecida manifestou o desejo da Igreja em ter leigos adultos e maduros. A Teologia bem entendida, não só como ciência acadêmica, ajuda a compreender o andamento do mundo inteiro. É necessária para todos, para o povo cristão, para que sejam testemunhas do mundo no coração da Igreja e testemunhas da Igreja no coração do mundo”.

O curso de Teologia tem duração de três anos e conta com um quarto ano opcional. Em sua programação, são abordados os seguintes temas: Introdução geral à Teologia; Atenção particular ao estudo da Sagrada Escritura; a importância da Teologia Sistemática, que ressalta as grandes questões da Revelação cristã; a Liturgia que celebra o mistério de Cristo e a vida da Igreja como comunidade de irmãos; a Teologia Moral, que indaga a dignidade e o comportamento  humano à luz da fé.

O curso acontece todas as segundas-feiras, no Colégio Maria Imaculada (avenida Bernardino de Campos, 79, Paraíso).

Além do curso de Teologia, o Itelse oferece cursos extras de Cateuqese.

As informações sobre a matrícula e a grade curricular dos cursos também estão no site da Região Sé (www.regiaose.org.br) ou podem ser obtidas pelo telefone (11) 3826-4999.

Fernando Geronazzo