Frei Márcio Couto é empossado como Pároco da Paróquia São Domingos

A A
Dom Eduardo Vieira dos Santos deu posse como Pároco ao Frei Márcio Alexandre Couto, OP
Publicado em: 08/08/2018 - 13:30
Créditos: Redação

Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu missa na Paróquia São Domingos, no Setor Perdizes, no domingo, 5, quando deu posse como Pároco ao Frei Márcio Alexandre Couto, OP. 

Frei Márcio Alexandre Couto nasceu em 8 de dezembro de 1946, em São Paulo (SP). Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), em 1969. Entrou na Ordem dos Pregadores (Dominicanos), em 1971, professou votos no ano seguinte e foi ordenado presbítero em 15 de agosto de 1975 na Paróquia São Domingos, no bairro de Perdizes, pelas mãos de Dom Alano Pena, então Arcebispo de Niterói (RJ).

Frei Márcio obteve o mestrado em Teologia na Universidade de Friburgo, na Suíça, em 1978, país onde exerceu o ministério pastoral junto aos imigrantes portugueses, espanhóis e italianos. No Brasil, atuou como mestre de estudantes, vigário paroquial e vigário forâneo em Belo Horizonte (MG) e regente de estudos da Província Dominicana no Brasil. Em 1994, junto com um grupo de frades dominicanos, deu início à Escola Dominicana de Teologia em São Paulo, que funcionou até 2016. Ele lecionou Teologia em diversos institutos de Teologia, como o Nossa Senhora da Assunção, Pio XI, Itesp e PUC-Campinas. 

Em 2002, Frei Márcio foi eleito provincial. Ao terminar o cargo, o Mestre da Ordem o nomeou seu Sócio para a Vida Intelectual, levando-o a viver seis anos em Roma. Ao retornar ao Brasil, dedicou-se à Escola Dominicana de Teologia (EDT) e começou a ensinar na Faculdade de Teologia de São Bento, onde hoje além de professor é o coordenador do curso. Vive atualmente no Convento Santo Alberto Magno, em Perdizes. 

Paróquia São Domingos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
(Com informações do Frei Márcio Alexandre Couto, OP)