Formação litúrgica trata sobre o ministério dos leitores

A A
Eurivaldo Ferreira assessora encontro de formação litúrgica na Região Episcopal Sé
Publicado em: 07/03/2019 - 12:30
Créditos: Redação

A Equipe Regional de Liturgia da Região Sé, sob a coordenação do Padre Helmo Cesar Faccioli, promoveu, nos dias 26 e 27 de fevereiro, o 1º Encontro de Formação Litúrgica de 2019, com o tema “A Liturgia da Palavra e o ministério dos leitores”.

Participaram do encontro no auditório das Irmãs Paulinas, na Vila Mariana, o Padre José Roberto Pereira, Coordenador Regional de Pastoral, e o palestrante Eurivaldo Ferreira, especialista em Liturgia. Estiveram presentes cerca de 170 pessoas, entre coordenadores e membros das equipes litúrgicas de paróquias da Região.

No primeiro dia, após a oração inicial conduzida pelo Padre José Roberto, Eurivaldo Ferreira começou a exposição, com cantos e salmos, convidando o grupo a meditar e entender o que é a Palavra. O palestrante falou sobre o texto “A casa das palavras”, de autoria de Eduardo Galeano, autor do “Livro dos Abraços”; chegando até a Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, em que se afirma que é o próprio Cristo que está presente na sua Palavra, pois é Ele que fala quando a Sagrada Escritura é proclamada na Igreja. Citou, ainda, como a Palavra de Deus aparece nos documentos da Igreja e as recomendações da Constituição Dogmática Dei Verbum.

No segundo dia, o palestrante deu exemplos da vivência da Liturgia da Palavra, comentando sobre como os leitores devem proceder, preparando com antecedência as leituras e prestando atenção à própria postura durante a proclamação nas celebrações. Antes da bênção final do encontro, Sarah Caldas, uma das participantes, leu espontaneamente o poema “A Palavra”, de Pablo Neruda.

“Nós que fazemos parte da pastoral litúrgica de nossa paróquia, agradecemos todo o esforço da Região Sé em promover este encontro. Momentos como este mostram todo o zelo que a Igreja tem para com todos os fiéis, pois sempre há necessidade de aprendermos mais para celebrar melhor o mistério de Cristo. Nossa gratidão ao Padre Helmo e equipe, ao Padre José Roberto, e fazemos votos que seus esforços sejam recompensados com plena realização deste bom propósito”, comentou Maria Bomfim, membro da Pastoral Litúrgica da Paróquia Santo Inácio de Loyola, no Setor Paraíso.

O 2º encontro regional de formação litúrgica está programado para os dias 14 e 15 de maio.

(Colaboraram: Rami Borba e Ruy Halasz)