Fiéis em paróquias acolhem novos párocos

A A
Publicado em: 13/03/2014 - 09:30
Créditos: Jornal O São Paulo

A Paróquia Santo Agostinho, no Setor Aclimação, Setor Paraíso acolheu no domingo, 9, seu novo pároco, frei Caio Márcio Moraes. A celebração de posse foi presidida por Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário episcopal na Região Sé. Como Fr. Caio, outros nove padres assumem a nova missão de párocos na região nos meses de fevereiro e março.

Paulistano, Fr. Caio tem 40 anos. Ordenado sacerdote em 2007, pela Ordem de Santo Agostinho, ele era vigário paroquial na mesma paróquia e, por isso, teve a oportunidade de conhecer a realidade da região. No dia 23 de fevereiro, outra paróquia aos cuidados dos Agostinianos, a Santa Rita de Cássia, na Vila Mariana, acolheu seu novo pároco, Fr. Salvador Aparecido dos Santos.

Já a Paróquia Imaculado Coração de Maria, em Santa Cecília, recebeu seu novo pároco, Pe. Brás Lorenzetti, missionário claretiano, no dia 9 de fevereiro. O Fr. Fabiano Alcides Pereira, Carmelita Descalço, tomou posse na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, em Higienópolis, no dia 16 de fevereiro.

No dia 16, próximo domingo, é a vez de a Paróquia Imaculada Conceição, na região central, acolher como pároco o Fr. Nilton César Gropo, da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos. E no domingo seguinte, 23, o Pe. Bartolomeu da Silva Paz toma posse na Paróquia Nossa Senhora de Monte Serrate, em Pinheiros, enquanto o então pároco, padre Carlos Eduardo Campos dos Santos, assume a missão de pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, no Cambuci.

De acordo com Dom Tarcísio, as transferências de párocos visam responder às necessidades pastorais da Igreja. “Algumas transferências estão acontecendo nas paróquias de comunidades religiosas. Então, às vezes, também as congregações ou as ordens religiosas necessitam da presença desses padres em algum outro campo de missão, o que faz com que eles sejam transferidos até antes de completarem o período designado para as paróquias.” Já as transferências dos párocos do clero secular geralmente acontecem no fim do período da provisão.

“São muito sadias essas mudanças tanto para os padres, que experimentam uma nova realidade, com novos desafios a enfrentarem, e também para as comunidades paroquiais, pois a presença de uma perspectiva nova que se abre”, completou o bispo.

Além das transparências de párocos, alguns padres que exerciam a missão de administradores paroquiais receberam a provisão de pároco, como os Padres José Roberto Pereira, na Paróquia Nossa Senhora da Consolação; Marcelo Delcin, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários; Adiair Lopes da Silva, na Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo.

Dom Tarcísio afirmou que tem percebido tranquilidade e grande aceitação das transferências, tanto da parte dos padres quanto do povo da Região, que compreendem as necessidades pastorais. “O padre é um dom de Deus para a Igreja. Nem ele nem a comunidade reivindicam posições pessoais. Por isso, cada comunidade deve acolher o sacerdote como um enviado de Deus que deve assumi-la como um missionário”.

A lista completa das provisões e nomeações se encontra no site da Região Sé.

Tags