Festa de Nossa Senhora Achiropita

A A
A mais tradicional festa italiana no Brasil, realizada no bairro do Bixiga “É a Festa de Nossa Senhora Achiropita”
Publicado em: 28/07/2015 - 17:15
Créditos: Relações Públicas da Paróquia

A festa de Nossa Senhora Achiropita, uma das mais tradicionais festas italianas de São Paulo, comemora sua 89ª edição, acontecendo no mês de agosto deste ano aos finais de semana. A Festa em homenagem a padroeira do bairro, começou com a chegada dos imigrantes italianos, grande parte vindos da Calábria, no bairro do Bixiga, no início do século passado.

A devoção dos imigrantes italianos foi contagiando todo o bairro, e hoje se tornou um símbolo de fé, alegria e solidariedade, atraindo caravanas do interior do estado e até de outros estados do Brasil.

A festa de Nossa Senhora Achiropita está incluída no calendário turístico do Estado de São Paulo, e a partir de 24/06/2009 do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo.

São mais de 950 pessoas, todas voluntárias, que trabalham com muita dedicação e amor durante os cinco finais de semana de agosto (01 e 02, 08 e 09, 15 e 16, 22 e 23, 29 e 30) em três ambientes interligados, para homenagear Nossa Senhora Achiropita e colaborar com a manutenção das Obras Sociais.

Os visitantes que participam dessa Festa deliciam-se com as comidas típicas italianas, preparadas pelas “mamas” e deixam-se contagiar pelo ambiente alegre e festivo.

Durante a festa duas atrações tem um destaque pelas pessoas:

  • A linha de produção das fogazzas com mais de 200 pessoas preparando essa deliciosa comida italiana, com um toque especial e inconfundível.
  • O carro e o queijo provolone com dois metros de comprimento e aproximadamente 100 quilos, os prêmios mais cobiçados da festa.

Os ambientes, festas, são divididos da seguinte forma:

Festa Externa

A festa (ambiente) externa acontece nas ruas “13 de Maio”, “São Vicente” e “Dr. Luiz Barreto. Aos sábados funciona das 18h às 24h e aos domingos das 17h30 às 22h30

São instaladas 30 barracas onde o público poderá deliciar-se com vários pratos típicos italianos como: fogazzas, fricazzas, polentas, antepasti, peperoni, melanzanas ao forno, macarrão, pizzas, calabrezas. E também há diversos tipos de doces, inclusive os típicos italianos. E para beber tem como opções sucos, refrigerantes, chopps e vinhos.

Além dessas, há ainda barraca de brinquedos para as crianças.

Festa Interna

A festa (ambiente) interna acontece na “Cantina Madonna Achiropita”. Aos sábados das 20h às 24h e aos domingos das 19h às 23h.

É instalado um “Mesão” com deliciosos pratos, preparados carinhosamente pelas “mamas da cozinha, desde as terças-feiras, em todas as semanas da festa”. Alguns dos pratos são: Spaghetti à moda Achiropita, antepasti, polenta, sardela, fogazza, fricazza, peperoni e melanzana ao forno.

Durante a festa ocorre apresentações de musica italiana ao vivo com diversos cantores, danças, leilões e sorteio de brindes.

Festa Religiosa

A festa (ambiente) religiosa ocorre na própria Paróquia, onde os fiéis visitam e oram à Nossa Senhora Achiropita. Há bênçãos de hora em hora durante o transcorrer da Festa. E a Igreja fica cheia de fiéis e cada um com a sua manifestação de fé em Nossa Senhora Achiropita chega a ser indescritível.

Na festa religiosa há ainda as seguintes atividades:

  • 06 a 14 de agosto - Novena à Nossa Senhora
  • 15 de agosto: 20h - Missa solene, com a Coroação de Nossa Senhora Achiropita.
  • Procissão em louvor a Nossa Senhora, pelo bairro com a tradicional homenagem dos alunos do Centro Educacional Dom Orione - CEDO, através da confecção do tapete artístico de serragem e material reciclado. (16 de agosto às 15h)
  • Festa da apoteose e encerramento com atrações especiais na Rua e na Cantina. (30 de agosto de 2015)

A festa em si destina-se a ajudar na arrecadação de fundos para manter algumas obras sociais. São elas:

  • Centro Educacional Dom Orione (C.E.D.O) - atende cerca de 430 crianças de famílias de baixa renda do bairro, na faixa etária de 07 a 17 anos, fornecendo café da manhã, almoço e lanche, lazer, reforço escolar, acompanhamento psicológico, curso de digitação, informática e iniciação profissionalizante. Atividades com instrumentos musicais, canto, dança, esporte, artesanato, artes plásticas, jogos de mesa, formação básica de socorristas mirins, cultura religiosa, grupo de autoconhecimento, etc. Outro trabalho fundamental de nosso projeto é o encaminhamento para o programa Jovem Aprendiz em empresas dos 15 aos 17 anos num total de aproximado 70 adolescentes estagiando. O corpo de funcionários constituídos de pedagogos, assistente social, educadoras/es etc., todos contratados com o objetivo de promover melhor qualidade de vida, com as formações intelectuais, morais, cívicas e religiosas às crianças e adolescentes.
  • Mova – Alfabetização para adultos. Cerca de 150 pessoas se beneficiam deste projeto.
  • Casa Dom Orione - que promove assistência a 120 pessoas na terceira idade, com atividades de lazer, integração social, musicoterapia, passeios, trabalhos de artesanato, etc.
  • Acolhimento à população de rua, cerca de 200 pessoas diariamente.
  • No Espaço Social – Divina Providência vinculado à população de rua encontra local para banho e lavagem de roupas, café da manhã e almoço. Promovem ainda trabalhos de recuperação a Casa Dom Orione, com alguns resultados já obtidos, orientação e assistência psicológica, curativos, assistência médica, e jurídica, totalmente gratuitos a comunidade carente.
  • Alcoólicos Anônimos auxiliando no resgate da dignidade.
  • Creche Mãe Achiropita - projeto que atende aproximadamente 200 crianças de 0 a 4 anos de idade em período integral. Oferece diariamente alimentação adequada à faixa etária, promovendo hábitos saudáveis de higiene e saúde, desenvolvendo atividades pedagógicas, recreativas e sociais.
  • Casa Rainha da Paz - espaço que abriga e auxilia homens em situação de dependência química. Situada em Campos do Jordão, filiada à comunidade Nossa Senhora Achiropita de São Paulo, tem capacidade para abrigar 30 pessoas em um conjunto de 12 casas além de área social, capela, refeitório e muito espaço verde. O objetivo é integrar o dependente e seus familiares em um novo contexto social, educacional e familiar, visando sua reinteração através de acompanhamento e orientação psicológica, lazer, esporte, oficinas e espiritualidade. A adesão ao acolhimento se dá de forma voluntária, pois a conscientização do dependente é parte fundamental em sua recuperação.

Informações da Paróquia Nossa Senhora Achiropita

Endereço: Rua Treze de Maio, 478 – Bela Vista
CEP: 01327-000
Telefone: 3106-7235
E-mail: contato@achiropita.org.br
Site: www.achiropita.org.br
Relações Públicas: Miguel e Mônica/ Maria Emília / Eder e Nilza / festa@achiropita.org.br