FESTA DA PADROEIRA “NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE”

A A
FESTA DA PADROEIRA “NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE” - O RESGATE DA HISTÓRIA
Publicado em: 09/09/2019 - 14:15
Créditos: Redação

NA FESTA DA PADROEIRA “NOSSA SENHORA DO MONTE SERRATE” O RESGATE DA HISTÓRIA”

A missa em homenagem à festa de Nossa Senhora do Monte Serrate foi presidida por Dom Odilo Scherer e concelebrada pelo padre Vandro, Pároco da Igreja, padre José Edson, Vigário Paroquial e padre Pedro Augusto Ciola, Secretário de Dom Odilo. A solenidade encerrou as comemorações de dez dias, com novena, terços, bênçãos especiais e um jantar catalão.

     “Ela é minha mãe, ela intercede por mim, nela posso colocar todas as minhas angústias e dificuldades”. Dom Odilo falou sobre a vocação da paróquia de Nossa Senhora do Monte Serrate de tocar os corações da multidão que passa diariamente pelo Largo de Pinheiros. O Arcebispo de São Paulo lembrou que a paróquia é uma das maiores igrejas de São Paulo, localizada em uma praça pulsante, onde milhões de pessoas sabem que ali podem encontrar Deus e ter um consolo para suas dores, preocupações e necessidades. Na homilia, o Arcebispo citou a natividade de Nossa Senhora como o gesto mais profundo de humildade e confiança em Deus, e falou sobre a história de Montserrat, na Espanha, local de profunda devoção e confiança em Nossa Senhora.

Sobre o altar da celebração estava a relíquia do Padre Anchieta, que chegou à paróquia há quinze dias e aí ficará definitivamente como símbolo da importância história da igreja para a cidade de São Paulo.

Em 1560, com a chegada dos portugueses, os índios tupis abandonaram o núcleo central e, orientados pelos jesuítas, fundaram as aldeias de São Miguel, Itaquaquecetuba e Nossa Senhora dos Pinheiros. Nessa época Padre Anchieta construiu a segunda igreja de São Paulo, hoje chamada Nossa Senhora do Monte Serrate. Essa história foi relembrada pelo Arcebispo Dom Odilo. “Padre Vandro está ajudando a recuperar a história não só da paróquia, mas de Monte Serrate”, contando um pouco da origem da devoção, lá na Espanha. “Conta-se que no município de Monistrol de Montserrat, na Catalunha, os pastores da região foram atraídos por uma luz imensa e quando se aproximaram viram uma imagem de Nossa Senhora em uma gruta. Foram até o bispo local relatar o episódio. Quando tentaram retirar a imagem do local, ela se tornou tão pesada que não foi possível movê-la. O bispo interpretou o fato como um milagre e sinal de que aquele era o seu lugar”.

A missa celebrada por dom Odilo, foi o primeiro passo para o resgate da história de “La moreneta”, como a Virgem é conhecida na Espanha.

Assim encerraram-se as comemorações da padroeira, que durante dez dias, tivemos novena, terços, bênçãos especiais e um jantar catalão beneficente com a presença de duzentas pessoas no recém reformado salão paroquial.

Ao final da missa, as crianças realizaram a coroação de Nossa Senhora e foi dada a bênção com a relíquia do Padre Anchieta.

Créditos das Fotos e colaboração: Evelin Melo – PASCOM Paróquia