Escolas católicas refletem sobre tema da CF-2014

A A
Publicado em: 19/03/2014 - 09:00
Créditos: Jornal O São Paulo

Os diretores e representantes de escolas católicas presentes na Região Episcopal Sé reuniram-se na terça-feira, 11, para refletir sobre suas caminhadas junto com a Igreja. O encontro aconteceu no Centro Regional de Pastoral, na zona oeste da capital, e contou com a presença de Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar de São Paulo e vigário Episcopal na Região Sé.

A reunião tratou do tema da Campanha da Fraternidade 2014, que reflete sobre a problemática do tráfico humano. Foi apresentado o documentário “Tráfico de Pessoas”, da Verbo Filmes, que traz reflexões sobre um dos maiores crimes da atualidade. O objetivo do documentário é de levantar a discussão do direito à liberdade e à vida para a sociedade. Após a exibição do vídeo, houve um debate entre os diretores sobre como a educação pode atuar de maneira preventiva nas escolas para combater o tráfico.

Os diretores reúnem-se seis vezes por ano na Região. “O objetivo é justamente o de unir forças entre as escolas católicas para partilhar os vários aspectos da vida educativa e, principalmente, dos desafios que são comuns na realidade de hoje, e também para o trabalho pastoral, especialmente com a aplicação do 11º Plano de Pastoral da Arquidiocese”.

Dom Tarcísio, que também é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação, da Conferência Nacional dos Bispos dos Brasil (CNBB), na qual acompanha as universidades e o Ensino Religioso, vê positividade essa integração entre as escolas católicas da Região. “Têm sido momentos muito interessantes de reflexão sobre os desafios da educação e de partilha sobre como cada escola, cada comunidade educativa, está respondendo a esses desafios. E assim há um enriquecimento mútuo. Em outros aspectos, une forças em alguns projetos comuns”, afirmou.

Irmã Maria Izabel Botelho representa o Colégio da Companhia de Maria, na Vila Nova Conceição, e coordena o núcleo Fé, da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em São Paulo. Ela confirma os bons frutos colhidos desses encontros. “É uma experiência muito boa não apenas para o conhecimento entre os diretores, mas a criação de lagos que ajudam muito no trabalho das instituições. Por exemplo, quando uma escola precisa de professores, há indicações de um colégio para outro. É um grupo que está crescendo no relacionamento entre os diretores”.

Em 2013, foi muito intenso o trabalho de integração das escolas no período da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), especialmente na Semana Missionária, que antecedeu ao evento. “Vários projetos foram feitos em comum e isso deu um resultado muito grande”.

O centro de São Paulo aglutina muitas escolas católicas e muitas comunidades religiosas. “Talvez por essa presença de congregações religiosas que haja mais escolas. Mas também há escolas mantidas por leigos que têm uma identificação muito grande  com a Igreja”, destacou Dom Tarcísio. Participaram ativamente dos encontros de 15 a 20 escolas, que se reúnem seis vezes por ano.

Para a Religiosa, também a interação com a Região é muito importante. “Dom Tarcísio nos informa sobre os acontecimentos da Arquidiocese e da vida da Igreja com um todo. Isso ajuda a criar um elo entre as instituições de ensino e a Igreja”.

Tags