Entre e veja as datas das Assembleias

A A
CELEBRAÇÃO DE ABERTURA DO 3º ANO DO SÍNODO, NA CATEDRAL DA SÉ, EM 29.02.2020
Publicado em: 10/03/2020 - 11:00
Créditos: Redação

Celebração marca início do 3º ano do sínodo arquidiocesano de São Paulo

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a celebração de abertura dos trabalhos do 3º ano do sínodo arquidiocesano neste sábado, 29, na Catedral da Sé.

Participaram da celebração da Palavra os bispos auxiliares, padres, diáconos, religiosos e leigos das paróquias, comunidades, pastorais, movimentos e organizações eclesiais da Arquidiocese, especialmente aqueles que foram convocados para a assembleia sinodal arquidiocesana que acontecerá ao longo de 2020.

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

Dom Odilo iniciou a homilia a partir do trecho do Evangelho de Mateus, no qual Jesus afirma: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo!”.

“Com essas palavras do sermão da montanha, Jesus encarrega os discípulos a serem participantes da sua missão Jesus no mundo. A irradiar a luz que recebem dele e a fazerem com que o mundo perceba o sabor próprio das coisas do reino de Deus”, enfatizou o Cardeal.

O Arcebispo recordou o caminho realizado desde a o anúncio e convocação do sínodo arquidiocesano, durante a Solenidade de Corpus Christi, em 15 de junho de 2017, até chegar ao terceiro ano de trabalhos.

CAMINHO SINODAL

Em 2018, o sínodo aconteceu no âmbito das paróquias, por meio de reflexões em grupos, assembleias paroquiais e o inédito levantamento de campo da realidade religiosa e pastoral das paróquias. Em 2019, o caminho foi percorrido nas regiões episcopais e vicariatos ambientais, dos quais foram elaboradas indicações que foram encaminhadas para a assembleia sinodal arquidiocesana de 2020, que se dará em sete sessões até novembro. 

“O caminho já percorrido nos dois primeiros anos foi muito importante para uma tomada de consciência sobre o conjunto da vida da nossa Arquidiocese. Este ano será acompanhado pela pergunta de São Paulo, no momento do seu grande encontro com Jesus ressuscitado às portas de Damasco. Senhor, o que devemos fazer?”, enfatizou Dom Odilo, reforçando que a assembleia arquidiocesana terá a missão de traduzir o tema e o lema do sínodo em propósitos operativos para novas atitudes e práticas missionárias e pastorais da Igreja em São Paulo.

“As propostas sinodais assumidas pela assembleia deverão, após o sínodo, nortear a renovação das atitudes e planos pastorais, das orientações pastorais e administrativas nos variados campos, para buscarmos a realização de nossa missão em São Paulo em comunhão e espírito sinodal”, continuou o Cardeal.

FRUTOS

O Cardeal salientou que o sínodo não produzirá efeitos automáticos e instantâneos. “O que esperamos, é que ele possa desencadear processos que levem, com o passar do tempo, a produzir os frutos de comunhão, conversão e renovação missionária”.

Por fim, o Arcebispo recomentou a todo o povo a oração pessoal e comunitária ao espírito Santo pelo bom êxito do Sínodo.

Durante a celebração, os participantes invocaram o Espírito Santo para que ilumine os trabalhos sinodais, renovaram suas promessas batismais e profissão de fé católica, e pediram a intercessão dos santos patronos da Arquidiocese e padroeiro das paróquias e comunidades eclesiais de São Paulo.

A primeira sessão da assembleia sinodal acontecerá no dia 21 de março, na Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação (FAPCOM), na Vila Mariana.

Informações: http://www.osaopaulo.org.br/noticias/sinodo

Para visualizar ou imprimir o REGULAMENTO DO 3º ANO DO SÍNODO - 2020, acesse aqui

Para visualizar ou imprimir calendário das Assembleias do 3º ANO DO SÍNODO - 2020, acesse aqui

 

Caso prefira leia abaixo:

NESTE 3º ANO DO SÍNODO, ENTRAMOS NA ETAPA ARQUIDIOCESANA DO SÍNODO

TODAS AS SESSÕES DAS ASSEMBLEIAS SERÃO REALIZADAS NA:

FAPCOM (FACULDADE PAULUS DE COMUNICAÇÃO)

Rua Major Maragliano, 191, Vila Mariana

São Paulo, SP – CEP 04017-030

AS DATAS DAS SESSÕES DAS ASSEMBLEIAS SÃO:

21/03 – 1ª SESSÃO

16/05 – 2ª SESSÃO

20/06 – 3ª SESSÃO

25/07 – 4ª SESSÃO

26/09 – 5ª SESSÃO

24/10 – 6ª SESSÃO

28/11 – 7ª SESSÃO

TODAS AS SESSÕES NO HORÁRIO DAS 08h30 ÀS 13H