Encontro analisa a importância do culto litúrgico dos santos e a piedade popular

A A
O 3º Encontro de Formação Litúrgica da Região Episcopal Sé aconteceu entre os dias 17 e 18 de outubro, na Vila Mariana, com o tema “O Culto Litúrgico dos Santos e Piedade Popular"
Publicado em: 30/10/2017 - 14:15
Créditos: Edição 3172, do Jornal O SÃO PAULO, de 25 a 31 de outubro de 2017, p. 21

O 3º Encontro de Formação Litúrgica da Região Episcopal Sé aconteceu entre os dias 17 e 18, no Auditório da Paulinas Livraria, na Vila Mariana, com o tema “O Culto Litúrgico dos Santos e Piedade Popular”. O encontro teve como foco a reflexão ao redor do mistério de Jesus Cristo e a vida terrena dos santos, sobre que papel eles têm na vida dos cristãos, enfatizando sempre que a finalidade de toda e qualquer devoção é chegar a Cristo.

Padre Helmo Cesar Faccioli, Coordenador Regional da Liturgia, frisou que todo filho de Deus tem a santidade e que deve deixar que esta floresça em sua vida.

Recordando a Oração Eucarística II, “... Vós sois Santo e Fonte de Toda Santidade...”, foi lembrado que só Deus é Santo e que os outros, junto a Cristo, rezam pela humanidade, de modo que todos são chamados a invocá-los. Porém, somente Cristo permanece único redentor e os benefícios em resposta à oração vêm de Deus, por meio de Cristo.

Sobre a liturgia e o culto dos santos, foi lembrado que a Igreja celebra a obra maravilhosa de Deus na comemoração dos santos, ao longo do ano litúrgico, nas memórias, festas e solenidades. Algumas festas celebram o conteúdo do kerigma apostólico (dia do Senhor e Páscoa anual com os 50 dias); outras nasceram da Catequese neotestamentária (que são as narrativas da Paixão, da Ressurreição, Tríduo Pascal, semana de Páscoa, Ascensão, envio do Espirito) ou dos acontecimentos da vida do Senhor (infância, batismo no Jordão, transfiguração); outras ainda nasceram da historicização de elementos particulares (cruz, sangue, chagas, coração etc...); e outras da reflexão teológica (Mãe de Deus, Trindade, Cristo Rei etc...) ou das correntes devocionista.

Por fim, a respeito da piedade popular e do culto dos santos, Padre Helmo mencionou as várias ocasiões em que é por ausa da luz de Cristo que se invocam os santos e que as festas devocionais têm que sempre ter Jesus Cristo como centro.

A Região Sé realiza anualmente os encontros de formação litúrgica. Os próximos acontecerão apenas em 2018.

Comissão Regional de Liturgia

Crédito das fotos: Comissão Regional de Liturgia