Em retiro, jovens são convocados a viver a misericórdia e o perdão

A A
Mais uma edição do Retiro Anual do Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo
Publicado em: 02/03/2016 - 13:30
Créditos: Edição 3090 do Jornal O SÃO PAULO – página 07

Mais de 200 jovens, das seis regiões episcopais da Arquidiocese, participaram no sábado, 20 de fevereiro, do retiro do Setor Juventude arquidiocesano no Instituto Dom Bosco, no Bom Retiro.

Dom Carlos Lema Garcia, bispo auxiliar da Arquidiocese e referencial para o Setor Juventude, foi o orientador do retiro, tendo por base o tema da Jornada Mundial da Juventude deste ano "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia".

O Bispo apontou que é dever dos cristãos o ato de perdoar, e que "perdão não consiste simplesmente em ignorar ou tratar de esquecer as ofensas. O ofendido tem que superar o dano recebido, cauterizá-lo, curá-lo. Caso contrário, permanecerá uma ferida aberta, sangrando, com o constante perigo da infecção", comentou.

Dom Carlos recordou o que São Josemaria Escrivá (1902-1975) aconselhava: "Esforça-te, se é preciso, por perdoar sempre aos que ofendem, desde o primeiro instante, já que por maior que seja o teu prejuízo ou a ofensa que te façam, mais tem perdoado Deus a ti”.

O retiro foi sinal de comunhão dos grupos que atuam com a juventude na Arquidiocese: jovens do movimento Segue-me, da Região Belém, acolheram os participantes; a recepção foi feita pela equipe de animação do Setor Juventude; as músicas estiveram sob a responsabilidade da Comunidade Católica Shalom; casais da Paróquia São Joaquim, da Região Sé, prepararam o café da manhã e o almoço; padres assessores do Setor Juventude nas regiões episcopais e outros sacerdotes atenderam confissões; a via-sacra foi organizada pelos integrantes da Comunidade Canto de Maria, da Região Santana; e a preparação da liturgia da missa foi feita pelos jovens da Legião de Maria. Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo auxiliar da Arquidiocese na Região Sé, presidiu a celebração pela manhã.

A jovem Adriana Freitas, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, da Região Ipiranga, avaliou o retiro como "um momento importante para parada, reflexão sobre a vida e revisão de atitudes neste tempo de Quaresma" Já o jovem Paulo Renato, da Paróquia de Sant 'Anna, relatou: "A experiência do sacramento da Reconciliação renovou minha vida e meus propósitos para uma maior santidade e vida nos valores cristãos".

Para o Pe. Roberto Fernando Lacerda, novo assessor arquidiocesano do Setor Juventude, o retiro apresentou um itinerário de misericórdia. "Os jovens ficaram muito atentos a cada palavra do orientador e à contemplação do rosto misericordioso de Jesus, revelador do Pai. A via-sacra foi um momento de muita devoção, na Praça Coronel Fernando Prestes, do lado de fora do Instituto, numa atitude contemplativa e missionária”, afirmou, destacando a alegria de constatar que os jovens estão sedentos de Deus e que a Igreja tem muito a oferecer-lhes.

Neste Ano Santo extraordinário da Misericórdia, o Setor Juventude faz especial convite aos jovens para a participação na celebração arquidiocesana de Pentecostes, em 15 de maio, na Catedral da Sé e nas regiões episcopais.

O Setor Juventude tem como uma das principais características a vivência da "unidade na diversidade”, a partir do sonho de Jesus Cristo: "Que todos sejam um... Para que o mundo creia..." (Jo 17,21). Por isso, valoriza os carismas e dons de cada grupo de jovens, que colocam a serviço de toda a Igreja seus dons e talentos. Saiba mais em Facebbok.com/SetorJuventudeSP.

Nei Márcio Oliveira de Sá
Especial para O SÃO PAULO